Nova gestão promete atuação mais social
O Ministério Público do Estado do Acre (MPE-AC) tem, a partir desta semana, uma mulher como sua maior representante para o biênio 2012/2014. Na noite de quinta-feira, 5, Patrícia de Amorim Rêgo tomou posse durante cerimônia ocorrida no Teatro Plácido de Castro. Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário prestigiaram a solenidade.
Em quase 50 anos de história do MPE, esta é a segunda vez que uma mulher assume a procuradoria-geral, a primeira foi na gestão de Vanda Milani.
Durante o discurso de posse Patrícia Rêgo enfatizou que sua gestão estará focada no cidadão, em pessoas que não ocupavam, naquele momento, as cadeiras do Teatrão: “São essas as que mais precisam do Ministério Público”, disse.
A nova procuradora-geral falou sobre a importância da atuação social do MPE. “Eu sempre defendi um Ministério Público social, voltado para interferir na realidade social, fazer transformações significativas para as pessoas que precisam dessas mudanças” e deu a tônica do que será seu mandato: “A ideia é se aproximar da sociedade, sair do gabinete, deixar o parecer processual e sair provocando mudanças por um Ministério Público resolutivo”, afirmou a procuradora-geral.
Nos agradecimentos, Patrícia Rêgo enalteceu a educação e referências herdadas dos pais. E depois de reconhecer o apoio incondicional que recebe do esposo e declarar o amor que tem aos quatro filhos, a procuradora-geral fez um pedido aos “homens de sua vida”: que a perdoassem pelas horas em que ficará ausente do convívio familiar para dedicar-se ao trabalho. Uma ausência que, segundo ela, será temporária, apenas pelo período em que estará à frente do MPE.
Uma mulher de fibra
O governador do Acre, Tião Viana também participou da solenidade de posse de Patrícia Rêgo e lembrou que há anos a procuradora-geral vem desempenhando um trabalho que muito orgulha o Acre. Inicialmente, ressaltou Tião Viana, a empossada trabalhou na defesa do meio ambiente com afinco e garra, depois seguiu auxiliando a gestão de seu antecessor, Sammy Barbosa.
“O Ministério Público vive uma transição pacífica e elevada. O doutor Sammy [Barbosa], que foi um grande procurador de Justiça, é substituído por uma procuradora de Justiça especial, que é a doutora Patrícia, que tem como dever ser guardiã da Constituição Federal, da Constituição do Estado e defender a sociedade”, declarou o governador.
Tião Viana disse que tem certeza que a gestão de Patrícia Rêgo será pautada pela grande representação do interesse da sociedade.
O antecessor da empossada, Sammy Barbosa, também destacou o empenho da procuradora-geral em manter o Ministério Público atuante. “É uma honra ser sucedido por uma mulher acreana e de fibra como é a Patrícia [Rêgo]. Uma pessoa que sempre esteve ao meu lado, não apenas nesses dois anos, mas ao longo de toda nossa carreira que já passa de 15 anos”.
Para o promotor, grande parte do sucesso da gestão dele no MPE, que deu passos significativos, também se deve a Patrícia Rêgo. “O planejamento estratégico e a informatização foram projetos que ela mesma vinha conduzindo. E tenho certeza de que ela os conduzirá a lugares ainda mais altos e distantes”, pontuou Sammy Barbosa.
Galeria de imagens