A primeira ligará o bairro Aeroporto Velho aos bairros Cidade Nova e Quinze. A segunda ligará o Cidade Nova ao bairro Base
A região da Baixada do Sol é uma das mais populosas da capital. Ali estão pelo menos 15 bairros e uma população superior a 50 mil pessoas. Grande parte dessas pessoas trabalha, tem parentes ou estuda nas regiões próximas ao Centro, mas para chegar ao destino tem que percorrer algo superior a cinco quilômetros.
Essa distância será diminuída através da intervenção do governo do Estado. Para tanto, serão construídas duas passarelas. A primeira ligará o bairro Aeroporto Velho aos bairros Cidade Nova e Quinze. A segunda ligará o Cidade Nova ao bairro Base, na região central da cidade. O trajeto então ficará em cerca de 1,7 quilômetro. As duas passarelas estão orçadas em R$ 32 milhões e serão construídas com investimentos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco deve liberar até o mês de setembro R$ 685 milhões para obras na área de infraestrutura viária e urbana, economia e produção sustentável e desenvolvimento do setor industrial.
O secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, afirmou que a proposta do projeto é ajudar a melhorar a locomoção das pessoas, principalmente as da área da Baixada do Sol, para que possam ter um acesso mais rápido ao centro da cidade. “Vai facilitar o acesso a pé, de bicicleta ou de motocicleta”, disse o secretário. Junto com as passarelas, serão realizadas obras de urbanização nas regiões em que elas estarão localizadas. Serão construídos parques lineares com vias arborizadas, ciclovias, requalificação de vias no entorno dos bairros e praças com área de lazer e conveniências. “A distância será de apenas 1,7 quilômetro, o que permite que as pessoas possam chegar ao Centro mais rápido e, se preferirem, podem fazer isso a pé”, completou Wolvenar Camargo.