Secretaria de Saúde incentiva programa pelo Parto Humanizado na Maternidade Bárbara Heliodora
A Maternidade Bárbara Heliodora realizou neste último fim de semana, o primeiro atendimento do Programa Parto Sem Dor, conhecido também como parto humanizado. A paciente Marcela da Silva Barros deu à luz uma menina por volta das 9 horas, e declara: "Cheguei por volta das 13 horas de quinta-feira, acompanhada de minha mãe, e fui muito bem atendida pela a equipe de plantão. Apesar de ser meu primeiro filho não senti dores e tampouco complicações durante meu parto".
Esse programa visa diminuir as cesarianas, estimulando as gestantes a fazerem partos normais sem sofrimentos, constrangimentos, complicações pós-parto e uma recuperação mais rápida. O parto sem dor começa no pré-natal, no qual a mãe recebe as informações necessárias de como conhecer as contrações verdadeiras.
O médico responsável pelo parto, dr. Edivaldo Amorim, relata que "o parto é feito via vaginal (parto normal), com anestesia local para a gestante não sofrer durante o período de dilatação."
De acordo com Edivaldo, o parto sem dor é feito por anestesia peridural (local) ou raquianestesia (anestésico aplicado para bloquear a medula espinal). A maneira mais moderna e eficaz de tirar a dor no período de dilatação é a anestesia peridural, pois alivia a dor, mas as contrações se mantêm.
"Nosso objetivo é trazer o melhor para a mãe e o bebê. A gestante tem direito a um acompanhante para diminuir a tensão e suavizar as dores, pois o parto sem dor busca tranqüilizar e confortar as parturientes nesse importante momento de suas vidas", conclui Edivaldo.