Participantes do Cimfauna visitam Parque Chico Mendes

Cerca de 60 participantes visitaram o parque para conhecer as espécies e o funcionamento do espaço

cinfauna_chicomendes.jpg

Parque Chico Mendes reúne 200 animais de 26 espécies (Foto: Angela Peres / Secom)

cimfauna_chicomendo2.jpg

Congresso reúne em média 600 pessoas (Foto: Angela Peres / Secom)

Cerca de 60 participantes do Congresso Internacional do Manejo da Flora Silvestre na Amazônia e América Latina (Cimfauna) visitaram o Parque Chico Mendes para conhecer o espaço e as espécies que vivem no local. O evento reúne representantes de 16 países, entre cientistas renomados mundialmente, estudantes, lideranças de comunidades tradicionais indígenas e autoridades ambientais.

“A troca de experiências é o mais importante numa atividade como esta. Todos trocam informações sobre, por exemplo, uma alimentação mais adequada, uma melhor ambientação para os animais, um remédio mais eficiente para um parasita. É uma experiência rica principalmente para os estudantes e as informações colhidas aqui serão debatidas no congresso", disse Joseline Guiamarães, coordenadora do Parque.

O Parque Chico Mendes reúne 200 animais de 26 espécies diferentes, todas da região amazônica. Os visitantes se dividiram em quatro grupos e cada um optou por um roteiro dentro do parque. “Alguns visitaram o zoológico, outros o centro de triagem de animais, uma espécie de enfermaria que recebe os animais assim que chegam ao parque e teve um grupo que foi para as trilhas, conhecer um pouco sobre a rotina do seringueiro”, comentou a coordenadora do parque.

A analista ambiental da Eletronorte Isabel Waga, participante do congresso, destacou a variedade de temas abordados pelo congresso. “É um evento multidisciplinar e oportunidades como essa são importantes para a troca de experiências e conhecer a biodiversidade da Amazônia. Eu, por exemplo, sou de Brasília, e pra mim essa experiência é muito rica, pretendo utilizar as informações colhidas aqui no meu trabalho com a fauna”.

O congresso reúne em média 600 pessoas e encerra na sexta-feira. O objetivo do congresso é discutir, avaliar, difundir os avanços sobre  o manejo e o monitoramento da fauna silvestre, permitindo aos congressistas o compartilhar de conhecimentos e experiências. O evento acontece no auditório da FAAO.