formação profissional

Participantes de concurso gastronômico do Ieptec comemoram possibilidade de inserção no mercado de trabalho

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), entregou certificados de participação no 1º Concurso Gastronômico Estudantil aos concludentes dos cursos de Confeitaria e Panificação. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, na Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, em Rio Branco.

Ex-alunos concluíram os cursos em dezembro, e o concurso aconteceu após a finalização das aulas. Foto: Ascom/Ieptec

“O concurso foi um sucesso. Os alunos desenvolveram receitas que aprenderam durante as aulas”, disse a chef e professora, Rafysa Assem. “Entregamos hoje 28 certificados de participação nesse concurso que proporcionou a vivência do que será o mercado de trabalho para esses jovens”, relatou a coordenadora da escola, Marineide Diógenes.

Empresas acreanas, Miragina e Acrepan, patrocinaram os prêmios às equipes vencedoras do concurso com a doação de cestas de produtos das marcas. Foto: Ascom/Ieptec.

“A Miragina acompanha a evolução da escola desde o início, e para nós é um orgulho ajudar na formação desses jovens”, ressaltou José Luiz Felício, proprietário da tradicional empresa acreana de produtos alimentícios.

“Tenho muito orgulho do meu filho que se empenhou bastante durante o curso e aprendeu muita coisa aqui na escola. Agradeço pela oportunidade que deram a ele”, disse Alcieydes Souza, mãe do Jeferson Kauê Souza. Foto: Ascom/Ieptec.

“Nos comprometemos aqui, publicamente, a receber os currículos dos ganhadores do concurso e daremos uma oportunidade de emprego na nossa empresa, assim que possível”, garantiu o dono da Acrepan, empreendimento acreano que atua no ramo de panificação e confeitaria.

Os representantes do Ieptec e das empresas Miragina e Acrepan com os vencedores do concurso que promete ser o primeiro de muitos a serem realizados na escola. Foto: Ascom Ieptec

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, destacou o apoio que será dado aos jovens. “Pretendemos conversar com representantes de federações e setores de indústria e comércio do estado para discutirmos estratégias para a abertura de vagas de emprego para os alunos que concluíram curso nos centros do Ieptec”, comentou.

Receita do Bolo de Fogo, feito com massa amanteigada e recheio de coco agradou o paladar dos jurados, e foi a campeã do concurso. Foto: Ascom/Ieptec.

Para os três competidores da equipe campeã, o concurso foi muito importante. “Foi muito mais que um aprendizado, abriu portas para a gente”, comemorou Judá de Jesus Vasconcelos.

Carlos Manoel Rocha complementou: “Foi gratificante participar e ganhamos muito aprendizado”, disse José Gladson da Silva. “Pensávamos que não íamos ganhar por conta da receita simples, mas deu tudo certo no final”.