Curtir a festa sem ficar pensando na segurança do seu veículo e ainda por cima apoiar ações de assistência social é o que você faz ao estacionar com o Rotary. Todo o dinheiro angariado durante as nove noites de Expoacre são repassados para caridade. Metade para a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), que organiza a distribuição de recursos para outras entidades do Acre. Outra metade é rateada entre as ações sociais dos outros clubes do Rotary.
O trabalho realizado pelos rotarianos é totalmente voluntário, nenhum recebe pagamento pelas noites trabalhadas. Ainda são gerados cerca de 60 empregos diretos durante a feira, com pessoal de apoio. Como exemplo do que é feito com os R$ 5 cobrados pelo estacionamento, o presidente do Rotary Penápolis, Victor Augusto, destaca a compra de um consultório médico móvel que visita vários bairros de Rio Branco.
Seguindo a filosofia da instituição, “dar de si, antes de pensar em si”, a presidente da Casa da Amizade, Celma Bonelli, comenta a satisfação por saber que o trabalho realizado pela entidade vai ajudar outras pessoas.
O estacionamento funciona das 16h às 5 horas do dia seguinte. “Ou até enquanto tiver carro estacionado. Esse é um dos nossos diferenciais”, elenca Victor Augusto. “Sem falar que este ano tem a novidade do transporte alternativo para aqueles que beberam na festa e podem pegar um taxi ou mototáxi para voltar para casa. Com isso nós apoiamos a campanha Álcool Zero e estamos em parceria com o Detran e o RBTrans”.
O Estacionamento que fica na entrada principal de carros no sentido Vila-Acre para o Centro cobra o mesmo valor há dez anos e garante o cuidado com os veículos. Tem área reservada para motocicletas, cadeirantes, idosos e gestantes. E conta ainda com apoio do Ministério Público Estadual, da Universidade Federal do Acre e da Secretaria de Turismo e Lazer.