Na manhã da última quarta-feira, 17, os deputados estaduais da Frente Popular e da oposição elogiaram, durante os debates na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governo do Estado, por meio da direção do Hospital do Câncer, por solucionar de forma ágil e responsável as necessidades com equipamentos e medicamentos naquela unidade.
Os parlamentares visitaram o hospital, na tarde da terça-feira, 16, para verificar in loco as soluções dos problemas denunciados pela população, como a de falta de medicamentos, defeitos no aparelho de radioterapia e a não autorização para Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Durante a visita, os deputados reconheceram que a Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com a direção da unidade, buscou de forma responsável resolver os problemas, logo que eles foram identificados, para garantir a continuidade do tratamento aos pacientes da rede pública.
“É bom esclarecer que não foram as denúncias dos parlamentares que incentivaram a tomada de decisão para a solução do problema. Bem antes do assunto ser debatido na tribuna da Aleac, as providências já haviam sido tomadas. Quando eu fui convidada a ir a Aleac para prestar esclarecimentos quanto às denúncias, eu já fui com as soluções, a Secretaria de Saúde já tinha respostas para os problemas”, garante a gerente do Hospital do Câncer, Késia Labs. Ressaltando que a máquina de cobalto está em manutenção durante esta semana, e a partir da próxima funcionará normalmente.
A diretora disse ainda que os medicamentos para tratamento de câncer são produtos de origem estrangeira, sendo somente embalados no Brasil, e a greve da Anvisa, por período de 120 dias, prejudicou a aquisição de alguns itens, porém o governo do Acre buscou as medidas cabíveis para evitar o desabastecimento, e garantir a continuidade do tratamento aos pacientes com câncer, no Estado.
“Os deputados têm por obrigação fiscalizar o poder público sobre os serviços oferecidos à sociedade, mas cabe também reconhecer que os problemas foram solucionados”, enfatiza o deputado estadual (PSDB) Major Rocha.
O deputado estadual (DEM), Jamyl Asfury diz estar feliz por o governo ter solucionado os problemas com agilidade e carinho, e parabeniza a diretora da unidade, Mirim Késia, pelas iniciativas. “É natural que cobremos sobre as reivindicações da população e que, junto ao governo, venhamos esclarecer os fatos”, diz o parlamentar.
Para o deputado estadual (PMDB), Chagas Romão, nós vivenciamos as mudanças acontecendo. “Ao chegarmos à unidade de saúde, deparamo-nos com os serviços todos funcionando e, claro, temos que ressaltar que o câncer é uma das problemáticas que requer um atendimento especializado, e convém oferecer a esses pacientes um conforto no seu tratamento”, declara.