Para incentivar o aperfeiçoamento dos educadores da rede pública, começou na última terça-feira, 20, o período de pré-inscrições para os cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), voltados para a licenciatura de educadores que ainda não possuem graduação e para aqueles que precisam complementar a formação.
A pré-inscrição deve ser realizada até o dia 13 de março, com previsão de início das aulas para o segundo semestre. Em vigor desde 2009, o Parfor abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura. No Acre, serão destinadas mais de mil vagas para professores.
Para vagas da primeira licenciatura, o professor precisa estar vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal, além de não ter curso de licenciatura. Já para os educadores com graduação em áreas diferentes das que lecionam, é preciso estar na rede pública há pelo menos três anos.
Ao total, serão 47 mil vagas ofertadas em todo o Brasil para os cursos criados e ministrados por universidades públicas, que terão carga horária mínima de 2.800 horas, incluindo 400 de estágio supervisionado.
Os cursos são gratuitos para todos os professores graças à parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), que repassa recursos para as instituições responsáveis pela formação e certificação.
Para mais informações e acesso à pré-inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Plataforma Freire: http://freire.capes.gov.br/