Parceria para aparelhar unidades de alimentos da agricultura familiar

Representante do Governo Federal e secretário de Pequenos Negócios do Acre debatem proposta

pequenos_negocios_foto_angela_peres_1.jpg
pequenos_negocios_foto_angela_peres_8.jpg

A coordenadora geral de Agricultura Urbana do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maristela Calvário Pinheiro, reuniu-se nesta sexta-feira, 15, com o secretário de Pequenos Negócios do Acre, José Reis (Foto: Angela Peres/Secom)

A coordenadora geral de Agricultura Urbana do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maristela Calvário Pinheiro, reuniu-se nesta sexta-feira, 15, com o secretário de Pequenos Negócios do Acre, José Reis, para apresentação do edital de seleção pública de propostas para implantação de unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar nos municípios dos Territórios da Cidadania. O prazo se encerra no próximo dia 22 de junho.

“Essas unidades são espaços estruturados que tem a finalidade de apoiar a agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda e melhorando a qualidade dos produtos”, disse Maristela. “Por isso é um projeto importante no contexto dos pequenos negócios”, completou Reis.  O técnico da Secretaria de Floresta e Agricultura (Safra), Jessé Advíncola, participou do encontro ocorrido na Prefeitura de Rio Branco. Levando em conta os critérios do projeto, Maristela calcula que pelo menos seis unidades possam ser construídas no Acre, onde há nove municípios em Territórios da Cidadania. Ela lembrou que o edital é nacional e que o Acre concorrerá com outras regiões. Cada projeto receberá financiamento de R$ 450 mil para implantação da unidade. Na quinta-feira, 14, Maristela conheceu o andamento do projeto “comercialização direta: alimentos do campo direto ao consumidor – contribuição no campo e na cidade – Feiras Populares nos Bairros” e “projeto Revitalização do Uso Sustentável dos Vazios Urbanos – Hortas Comunitárias de Rio Branco”.

pequenos_negocios_foto_angela_peres_4.jpg
pequenos_negocios_foto_angela_peres_7.jpg

Na tarde desta sexta-feira, ao lado do secretário José Carlos dos Reis, Maristela Calvário Pinheiro conheceu o projeto de compostagem que vem sendo implantado na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Rio Branco (Foto: Angela Peres/Secom)

Na tarde desta sexta-feira, ao lado do secretário José Carlos dos Reis, Maristela Calvário Pinheiro conheceu o projeto de compostagem que vem sendo implantado na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) da Prefeitura de Rio Branco. A compostagem está sendo feita com resíduos orgânicos (galhos de árvores, capim, restos de frutas) para servir de adubo para as hortas que serão implantadas em Rio Branco através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios. “Nós pretendemos implantar pelo menos 15 hortas dessas no entorno de Rio Branco e, neste projeto, vamos gerar pelo menos mil empregos diretos e indiretos”, disse José Carlos dos Reis.

A visita da coordenadora à unidade de compostagem, de acordo com o secretário, teve o objetivo de buscar a sensibilização do MDS para a liberação de recursos destinados à aquisição de um trator que possa revolver o material em processo de maturação. “O revolvimento desse material vem sendo feito de forma manual. Isso impede uma maior produção de adubo. Com a máquina, vamos produzir em maior escala e atender um maior número de produtores”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter