O mercado de trabalho do Acre ganhou um reforço neste sábado, 27, com a formatura de 24 alunos no curso de graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília. Os docentes compõem a segunda turma a se formar na modalidade a distância, oferecido gratuitamente pela parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do programa federal Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Iniciada em 2007, a parceria possibilitou formar 2,7 mil alunos até os dias de hoje. De acordo com a coordenadora do Polo Presencial UAB de Rio Branco, Nilzete Melo, as principais vantagens dessa modalidade de ensino são a inserção dos profissionais nas novas tecnologias e a democratização do conhecimento. Essa modalidade desconhece barreiras geográficas, além ter baixo custo e flexibilidade de horário. “Essa é uma experiência notável do ensino a distância”, afirma.
A Universidade Aberta do Brasil é um programa do governo federal formado por universidades públicas de todo o país, que oferece cursos de nível superior na modalidade ensino a distância em localidade onde as instituições não chegam presencialmente.
O professor Rui Seimertz, coordenador operacional adjunto de Ensino de Graduação a Distância da UnB, avalia que a experiência de educação a distância na universidade está consolidada, e isso se deve principalmente ao programa centrado em licenciaturas. “A formação não só abre a oportunidade de uma qualificação, como permite o acesso à universidade de um modo que seria impossível por meio da estrutura tradicional”, afirma.
Feliz e emocionada, Antonieta Vieira de Freitas ressaltou: “Esta oportunidade irá permitir que eu exerça outra profissão depois de me aposentar na Educação. Os conhecimentos adquiridos irão me ajudar em vários aspectos da vida – além do profissional, posso aplicar os conhecimentos adquiridos na minha vida pessoal”, revela.
A parceria foi reafirmada com a oferta de novos cursos para 2013 nas áreas de Artes Visuais, Teatro, Música e Especialização em Diretos Humanos. Para a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudência, “as pessoas se sentem cada vez mais atraídas pela modalidade de Educação a Distância, uma experiência que vem dando certo no Acre”.