Parceria garante curso para merendeiras

Curso terá duração de cinco dias e ao final merendeiras ganharão livro com receitas (Foto: Dionizio Bertolino)

Curso terá duração de cinco dias e ao final merendeiras ganharão livro com receitas (Foto: Dionizio Bertolino)

Uma boa alimentação faz com que as crianças aproveitem ainda mais as horas que passam na escola. Pensando nisso, será realizado durante todo o mês de julho curso de multiplicação para merendeiras da rede pública de ensino.

O primeiro deles começou na segunda-feira, 2, e terá duração de cinco dias. O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) com o Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), Frigorífico Annasara e Escola Técnica em Saúde Maria Moreira Rocha, local onde estão sendo realizados os encontros para mais de 80 merendeiras durante esta semana, com turmas nos turnos da manhã e noite.

Atuando como mediadora dos encontros, a nutricionista Gleice Laport explicou que a medida busca introduzir novas práticas para a manipulação de alimentos e para o aproveitamento das merendas que, muitas vezes, são desperdiçadas por falta de conhecimento no preparo das refeições. “Com a introdução das novas carnes nos cardápios das escolas, como de porco e carneiro, vimos que a capacitação para os manipuladores dos alimentos era mais que necessária”, destacou a nutricionista.

As merendeiras participantes ganham livro com 250 receitas para trabalharem tanto nas escolas como em suas residências, variando o cardápio de acordo com os alimentos disponíveis. Márcia Lima, que trabalha na escola Zuleide Pereira, de Porto Acre, diz que “o conhecimento que iremos adquirir vai fazer muita diferença no preparo das refeições”.

Kleber Bezerra Pinheiro, responsável pela seção de Merenda Escolar da SEE, enfatizou a realização desta mesma capacitação para merendeiras das zonas rurais do estado, passando por localidades de outros municípios como Xapuri e Porto Acre. “Qualificando as nossas merendeiras, realizamos uma ação que acreditamos contribuir para ajudar a mudar, com novas abordagens, funções que são de extrema importância para a comunidade escolar”, disse Pinheiro.

Tânia Maria Santos, coordenadora representante do Sesi, informou também que há uma versão menor do curso, com duração de dois dias, voltada para o público em geral. “Pessoas que trabalham no ramo alimentício podem se interessar pelas dicas que serão oferecidas pelos nutricionistas, além de ganharem um livro com 100 receitas bastante econômicas e nutritivas”, disse.

Os interessados em participar do curso de dois dias devem entrar em contato com o Sesi por meio do telefone 3901-4483.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter