Parceria entre Prefeitura de Rio Branco e Eletrobras permite podas adequadas

Trabalho melhora a distribuição da rede de energia elétrica e evita que as árvores morram

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Eletrobras Distribuidora permite a realização de podas adequadas nas árvores que afetam a rede elétrica na capital. Em dezembro do ano passado, técnicos da Eletrobras passaram pelo Curso de Poda de Árvores Urbanas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).  A capacitação gerou um novo momento na política de combate aos pontos de interrupção no fornecimento de energia elétrica – os galhos das árvores provocavam curto-circuito -, o que contribuía para um apagão.

A Eletrobras deu início às podas dessas árvores, mas o trabalho não era feito com as técnicas adequadas, o que ameaçava a vida da planta. A poda incorreta pode trazer acúmulo de água, permitindo o apodrecimento do tronco ou deixando a copa instável, facilmente prejudicada pelos ventos. A situação gerou queixas da população e, em reunião que contou com a participação do prefeito Raimundo Angelim e do assessor da presidência da Eletrobras no Acre, Celso Matheus, a Semeia propôs o termo de cooperação para reduzir a burocracia da emissão individual de licenças para podas (cada árvore necessitaria de uma autorização). “Foi feito também um trabalho de sensibilização com os técnicos em relação às arvores”, disse Silvia Brilhante, secretária municipal de Meio Ambiente.

A Eletrobras ampliou o curso e levou para a participação de podadores de todo o Estado. As próximas aulas serão realizadas de 18 a 24 deste mês. Também será realizado um curso de operação de motosserra para podas no próximo dia 27. “É uma parceria muito importante, pois facilitou as licenças e ajudou muito nosso trabalho. Não temos mais riscos de mortes de plantas, não há impactos, e registramos melhoria na distribuição de energia elétrica”, disse Ricardo Alexandre, assistente da Diretoria de Operações da Eletrobras Distribuidora no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter