O governador Tião Viana participou na manhã desta quinta-feira, 21, da solenidade de apresentação da tropa policial que fará o reforço de segurança do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). Os 35 policiais convocados para compor a guarnição da corte estavam na reserva, e após passarem por exames e treinamentos, foram chamados para o serviço da ativa.
Além da presidente do TJAC, desembargadora Cezarinete Angelim, compuseram o dispositivo de honra do ato, representantes da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, desembargadores e magistrados.
Para Tião Viana, a parceria entre os poderes executivo e judiciário demonstra a convergência entre todos os que vivem e cultivam a democracia brasileira.
“Quando a Cezarinete solicitou que atendêssemos esse ambiente, nos debruçamos e encontramos uma saída que não diminuiu em nada o controle e o efetivo policial das ruas. Aqui estão policiais treinados que dispõem de todas as condições para atender a demanda no Tribunal, sem comprometer nossa responsabilidade”, destaca o governador lembrando que em sua gestão houve um esforço intenso que resultou na contratação de mais 1.809 policiais no estado.
Cezarinete Angelim destacou que o reforço na segurança da corte ocorre graças ao esforço concentrado entre o executivo e o judiciário – uma relação de respeito, parceria e fraternidade. Os 35 novos membros da segurança do TJAC trabalharão em conjunto para garantir a segurança de todos que acessam diariamente às instalações do poder judiciário.
“É com imensa alegria que damos boas-vindas aos 35 anos novos membros da segurança do tribunal. Externo nossa gratidão ao governador Tião Viana, homem do seu tempo que acolheu nosso pleito. A parceria tem sido fundamental com o poder executivo em diversas frentes como o sistema prisional, e agora este decreto que permitiu a reconvocação dos militares aqui presentes”, disse a presidente do órgão.
Concessão de honrarias por tempo de serviço
Na ocasião, foi realizada, ainda, a leitura do decreto de concessão de medalhas por tempo de serviço, aos policiais militares que somam o cumprimento de 10, 20 e 30 anos de serviço militar no estado. Segundo Cezarinete Angelim, o ato torna-se emblemático em virtude da comemoração dos 100 anos da Polícia Militar do Acre (PMAC) e os 53 anos do TJAC.