O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com a Organização das Centrais de Atendimento (OCA), deu continuidade ao processo de retirada da documentação dos adolescentes internados no Centro Socioeducativo (CS) Aquiry.
Desde o início deste mês, atendimentos estão sendo realizados, totalizando até agora, 25 socioeducandos com a documentação básica completa. Mas a estimativa é que esse número não só aumente como também possa abranger todos daquela unidade.
De acordo com o diretor do CS Aquiry, Wilkerson Avilar, dessa vez os servidores da OCA vão até os socioeducandos para a retirada do RG e CPF de cada um. “É melhor assim. Antes, quando o menino tinha que ir até o órgão, era preciso levá-lo com escolta, algemado e isso causava certo constrangimento a todos. Apesar de nunca termos enfrentado qualquer crise nesse sentido, resolvemos, a pedido da sociedade, interromper o processo e voltar com uma nova metodologia.”, explica.
Segundo o presidente do ISE, Henrique Corinto, a documentação é um direito de todos. “Ao ir parar em uma unidade socioeducativa, muitos desses jovens não possuem se quer a Certidão de Nascimento. Inverter essa situação é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente e nosso dever”, afirma.