Parceria entre governo e Ufac realiza oficina sobre Educação Ambiental e Mudanças Climáticas para formadores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Educação Ambiental, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nesta terça-feira, 26, em Rio Branco, uma oficina de formação com o tema Educação Ambiental e Mudanças Climáticas. A atividade foi desenvolvida no Parque Zoobotânico da Ufac e integrou as ações do programa Escola Verde. O público-alvo foi composto de assessores pedagógicos que atuam com professores do ensino fundamental, anos finais, da rede estadual.

Assessores pedagógicos da SEE participam da oficina, preparando-se para multiplicar conhecimentos sobre educação ambiental na rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com a participação de cerca de 30 profissionais, a oficina teve como objetivo capacitar os educadores para multiplicar informações e práticas educativas sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. A programação incluiu palestras, debates, atividades práticas e uma caminhada pelas trilhas do Parque Zoobotânico, com abordagens alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Pela manhã, o evento contou com a contribuição de professores da Ufac: Foster Brown, que ministrou aula prática e uma palestra sobre mudanças climáticas; Murilena Pinheiro, que discutiu temas relacionados à educação ambiental; e Joana da Mata, que trouxe reflexões sobre sustentabilidade.

Participantes trocam experiências e discutem estratégias para abordar mudanças climáticas nas escolas da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

No turno da tarde, os participantes aprofundaram conhecimentos em temas como “Educação que transforma – construção de composteira caseira”, apresentado por Dalva Martins, e os preparativos para a 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, abordados por Fátima Nascimento, da SEE. A conferência estadual, prevista para 2025, selecionará estudantes de 11 a 14 anos para representar o Acre no evento nacional, em Brasília.

Para a chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEE, Maria de Fátima Oliveira, a oficina foi essencial para sensibilizar os educadores sobre os impactos das mudanças climáticas e orientá-los a incluir essa temática em suas práticas pedagógicas.

“É essencial que nossos alunos compreendam as causas, consequências e soluções dos problemas ambientais. A educação é o caminho para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo planeta que habitarão no futuro”, afirmou.

Chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEE, Maria de Fátima Oliveria, reforça papel da educação na formação de cidadãos conscientes sobre meio ambiente. Foto: Mardilson Go mes/SEE

A coordenadora do Parque Zoobotânico, Cristina Boaventura, também destacou a relevância da parceria entre Ufac e SEE. “O Parque é um espaço educador que promove ensino, pesquisa e extensão, e eventos como este fortalecem as ações de educação ambiental”, observou.

Já a assessora pedagógica Virgínia de Souza enfatizou a importância dos temas discutidos na oficina, para a produção de materiais didáticos que serão utilizados nas formações de professores em 2025. “Estamos formando grupos de estudo sobre impactos ambientais e mudanças climáticas, para que essas questões sejam incorporadas ao currículo do próximo ano letivo”, relatou.

Cristina Boaventura, coordenadora do Parque Zoobotânico, destaca importância do espaço como ambiente educador para produção de práticas sustentáveis. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O programa Escola Verde, coordenado pela Divisão de Educação Ambiental da SEE, realiza ações como oficinas, palestras e atividades de jardinagem, arborização e sensibilização ambiental. A iniciativa busca incentivar práticas diárias nas escolas, como a redução do desperdício de água, o descarte correto do lixo e a eliminação de queimadas, promovendo maior conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter