Parceria entre governo e prefeitura muda realidade do bairro Montanhês

Com uma população de mais de 10 mil pessoas, os moradores do Montanhês já não vivem mais sob o estigma da desesperança (Assessoria Deracre)
Com uma população de mais de 10 mil pessoas, os moradores do Montanhês já não vivem mais sob o estigma da desesperança (Assessoria Deracre)
Com uma população de mais de 10 mil pessoas, os moradores do Montanhês já não vivem mais sob o estigma da desesperança (Assessoria Deracre)

Com mais de 10 mil pessoas, os moradores do Montanhês já não vivem mais sob o estigma da desesperança (Assessoria Deracre)

No fim do ano passado, o coordenador do comitê  gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniu toda a equipe técnica e foi visitar o bairro Montanhês e finalizar o levantamento das ruas que serão pavimentadas ainda neste verão. “O objetivo dessas nossas visitas é sempre verificar se não há nenhuma rua, nenhum beco fora do projeto”, diz ele.

Foi uma dura realidade encontrada. Ao todo, foram 52 ruas, que já no início do inverno não davam as menores condições de tráfego e deixavam os moradores apreensivos quanto à possibilidade de sofrer com mais um inverno intenso e rigoroso. Mas com a intervenção do programa Ruas do Povo, não foi bem isso o que aconteceu.

Aos moradores, Marcus Alexandre explicou tudo o que seria feito e que a prioridade era, durante o inverno, garantir pelo menos o sagrado direito de ir e vir, e que a pavimentação seria realizada tão-logo as chuvas cessassem.

“Tínhamos a preocupação de mostrar que seria realizado um piçarramento das ruas para garantir o tráfego de pessoas e veículos”, explicava ele.

O desafio era grande. Matagais cobriam aquilo que deveria ser um local de tráfego. Dois meses depois de iniciados os trabalhos no Montanhês, eles não existem mais. Na próxima semana, o consórcio responsável pelas obras no Montanhês deverá concluir o piçarramento de todas as ruas e iniciar o processo de drenagem definitiva das ruas. “Em seguida vamos fazer a sub-base e depois a base para pavimentar todas as ruas aqui do bairro”, explica o engenheiro da obra.

O conjunto foi um dos 63 bairros visitados no ano passado pelo coordenador do comitê gestor Marcus Alexandre e que serão pavimentadas no verão deste ano. No caso do Montanhês, o processo de licitação das obras estava mais avançado e, por isso, as obras já começaram. Mas em outros, o processo de licitação está em andamento e em outros em fase de finalização de projeto. “Mas todos os bairros serão atendidos pelo Ruas do Povo”, garante Marcus Alexandre.

Com mais de 10 mil pessoas, os moradores do Montanhês já não vivem mais sob o estigma da desesperança. As crianças aproveitam as melhorias realizadas pelo Ruas do Povo para brincar e continuar sonhando com dias melhores e os adultos comemoram as obras, que deixaram de ser mera utopia para se tornar uma realidade.

Trabalho durante o inverno

Quando realizou a vistoria no bairro Montanhês, Marcus Alexandre explicou aos moradores que a pavimentação teria que esperar o verão, mas mesmo no inverno é possível realizar benefícios à comunidade. Muitos moradores ficaram reticentes, já que os gestores do passado praticamente paravam todas as obras nesta época do ano.

Não demorou muito para que as desconfianças fossem logo desfeitas. O que havia sido prometido no inverno foi cumprido. Todas as 52 ruas do bairro já oferecem condições de tráfego, e até a próxima semana será concluído o piçarramento do restante das ruas.

Quem mais comemora o fato de o governo e a prefeitura trabalharem durante o inverno é o presidente do bairro, Laudenir Pinto, o Dênis. Ele reconhece o esforço que está sendo feito para concluir essa primeira etapa da obra. “Os moradores aqui do bairro há muito tempo estavam esperando por isso”, comenta.

Ele acompanha de perto o trabalho que vem sendo feito pelas máquinas do Deracre e faz questão de agradecer ao governador Tião Viana e ao prefeito Raimundo Angelim pela intervenção que está sendo feita no bairro. “O Marcus [Alexandre] esteve aqui no ano passado, falou do trabalho que iria ser feito, e estamos gostando muito porque tudo está sendo cumprido”, afirma.

As máquinas

A intervenção do comitê gestor no bairro Montanhês não é pouca coisa. Para se ter uma ideia, 16 máquinas trabalham no local para garantir as melhorias para os moradores. Isso sem falar nos mais de 100 empregos diretos que são gerados pelo trabalho no bairro. Veja quais máquinas e equipamentos são utilizados no trabalho:

  • 1 patrol
  • 1 pá-carregadeira
  • 1 retroescavadeira
  • 1 rolo compressor
  • 1 escavadeira hidráulica
  • 1 trator D6
  • 10 caçambas

Não vai mais vender a casa

O tempo em que os moradores ficaram abandonados à  própria sorte trouxe desesperança, e muitos já estavam colocando suas casas à venda. Era o caso de Thales Marques, 47, morador da Travessa Melancia. A placa da venda da casa ainda está lá, mas ele garante que não vai mais vender a propriedade.

Para ele, o trabalho que está sendo realizado no bairro representa um grande avanço. “É a primeira vez que a gente vê, de verdade, as máquinas trabalhando em nossa rua”, faz questão de comentar. Ele relata que a rua estava intrafegável, mas fica feliz com os benefícios que estão chegando para a população.

Felicidade também é a melhor palavra que define o sentimento de Joycineide Costa, 22, moradora da Travessa Brasil. A partir dos trabalhos que estão sendo realizados no bairro, ela acredita que a situação vai ficar muito melhor. “Os vizinhos tinham muita dificuldade para sair com o carro no inverno e a gente era obrigado a andar com a sacola nos pés”, lembra.

Quem também está gostando da intervenção do comitê gestor no bairro Montanhês é Marcelo de Souza, 35. Morador da Travessa Brasil, ele acredita que a rua vai ficar muito melhor a partir de agora. “No inverno a situação aqui era muito difícil. A gente era obrigado a colocar brita e pedra no meio da rua para poder andar, mas o trabalho que está sendo feito agora está ótimo”, comemora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter