Parceria entre governo e prefeitura garantirá produção de abacaxis gigantes em Tarauacá

Um dos principais símbolos de Tarauacá são os abacaxis gigantes que podem chegar a 15 quilos. Mas devido a falta de uma política adequada de recuperação dos ramais em gestões passadas muitos produtores estavam desanimados e deixando de plantar essa fruta porque não tinham como escoar a produção. No entanto, graças a uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Tarauacá, essa realidade mudou.

Ramal Cachoeira, que concentra os principais produtores de abacaxis gigantes, está recebendo uma intervenção que permitirá acesso de inverno a verão Foto: Marcos Santos

O Ramal Cachoeira, que concentra os principais produtores de abacaxis gigantes, está recebendo uma intervenção que permitirá acesso de inverno a verão. Raspagem da via, colocação de bueiros, galerias e recuperação de pontes vão melhorar consideravelmente as condições do ramal incentivando os produtores a continuarem plantando abacaxis, bananas, mandioca, entre outro produtos.

A prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), explicou que a melhoria dos ramais também vai viabilizar a chegada da energia elétrica em muitos lugares antes inacessíveis.

Prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia, explicou que a melhoria dos ramais também vai viabilizar a chegada da energia elétrica em muitos lugares antes inacessíveis Foto: Marcos Santos

“Estamos fazendo um trabalho de recuperação de ramais em Tarauacá que começou ainda no período chuvoso e isso nunca tinha acontecido no nosso município. Assim vamos viabilizar o Programa Luz para Todos em toda nossa zona rural. Fizemos um levantamento junto com a Energisa para trabalharmos antecipadamente em ramais que precisam receber o beneficio da energia elétrica. O governador Gladson Cameli tem nos atendido cedendo máquinas e realizando convênios para combustível que, em breve, serão ampliados. Estamos fazendo um trabalho com bueiros para garantir a trafegabilidade nesses ramais por pelo menos dois anos. Assim, os nossos produtores terão o acesso facilitado aos mercados consumidores”, destacou Lucinéia.

Ramal Cachoeira foi o primeiro a receber o benefício porque é o que mais produz o abacaxi gigante e tem ainda muitas propriedades ainda sem energia elétrica Foto: Marcos Santos

O Ramal Cachoeira foi o primeiro a receber o benefício porque é o que mais produz o abacaxi gigante e tem ainda muitas propriedades ainda sem energia elétrica.

“Só no Ramal Cachoeira vivem mais de 200 famílias. Os nossos maiores produtores de abacaxi gigante iriam desistir de plantar e isso nos deixou preocupados. Então corremos atrás para resolver o problema com a ajuda do governo. No dia que viemos iniciar os trabalhos do ramal essa perspectiva mudou. Porque além do ramal se tornar transitável muitos produtores receberão energia elétrica”, comemorou a prefeita.

Luz e esperança aos agricultores

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT), marido da prefeita de Tarauacá, ressaltou a importância do trabalho em parceria da prefeitura Tarauacá com o governo, através da orientação de Gladson Cameli.

Deputado federal Jesus Sérgio ressaltou a importância do trabalho em parceria da prefeitura Tarauacá com o governo Foto: Marcos Santos

“Com essa parceria as famílias do campo terão o direito de ir e vir e poderão escoar as suas produções, assim como comprar alimentos mais baratos na cidade e terem acesso à saúde e à educação. A recuperação dos ramais traz nova vida e esperança para essas famílias. Inclusive, a chegada do Luz para Todos, para aqueles que não tinham, que era uma reivindicação antiga dos nossos moradores da zona rural. E o que faltava para chegar esse programa era a abertura do ramal em tempo hábil. Antes a recuperação começava já no meio do verão e quando as empresas de eletrificação rural chegavam já estava chovendo novamente e o ramal não dava mais acesso”, refletiu o deputado.

O secretário municipal de produção Nacélio Silva destacou que a malha de ramais de Tarauacá tem cerca de 600 quilômetros. A parceria entre prefeitura e o governo irá garantir a intervenção em todos durante o verão.

“É um trabalho que faz os nossos produtores se sentirem contemplados. Isso tudo vai facilitar o transporte da produção e trazer cidadania com o Luz para Todos que é a realização de um sonho para muitas famílias. É também uma maneira de fixar mais o homem no campo. Temos os produtores da agricultura familiar que receberão assistência técnica para garantirmos a produção do nosso abacaxi gigante que só existe aqui nosso município”, explicou Nacélio.

Um novo bairro livre das enchentes

Tarauacá passou em 2021 pela pior enchente da sua história que desabrigou milhares de pessoas e destruiu parte da cidade. A prefeita Dulcinéia destacou que o governador Gladson Cameli sensibilizado pela situação garantiu a cessão de uma área de 17 hectares do Estado onde será construído um novo bairro.

“Será um loteamento na zona urbana para serem colocadas muitas famílias que moram nas áreas de risco de enchentes e que todos os anos sofrem com a subida dos rios. Assim serão levadas para um lugar sem esse risco para poderem viver em melhores condições. Esse é o tipo de parceria que o nosso município precisa e agradece. A presença constante do nosso governador em Tarauacá faz com que as coisas andem para beneficiarem a nossa população”, finalizou a prefeita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter