Foi firmada na tarde desta quarta-feira, 29, em Rio Branco, uma parceria do governo do Acre com o Ministério Público estadual (MPAC), que passa a fazer a distribuição de roupas doadas ao Estado.
A iniciativa tem como objetivo dar transparência na entrega dos itens arrecadados pela Campanha Juntos pelo Acre à população vítima das inundações que atingem os municípios acreanos.
O ato foi realizado no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça da Revolução, ponto de referência para recebimento e armazenamento de todo o material.
O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, falou da ação. “Já temos essa parceria com o governo do Estado. Formalizamos hoje esse ato específico para fazer as doações de roupas. A equipe do governo já fez um trabalho muito bem organizado de separação e triagem, dividido por fardos, com tamanho, peças específicas masculinas e femininas. Nós do MP, cedemos nossa estrutura de logística, de veículos e equipe para fazer a entrega nos bairros. Sentimos que é um gesto importante colaborar neste momento. Já estamos atuando no Parque de Exposições, fazendo fiscalizações, nossa atribuição nas diversas áreas. Agora vamos colaborar num aspecto mais solidário, com a entrega dessas doações à população atingida pela calamidade decorrente das alagações”, disse.
De acordo com a organização do MPAC, nesse primeiro momento, os kits de roupas serão entregues para moradores dos bairros da Paz, Conquista e Sapolândia. Em seguida, a parte baixa de Rio Branco, que compreende os bairros Raimundo Melo, Procon, Oscar Passos e São Francisco e, em seguida, Canaã e Belo Jardim.
O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Lauro Santos, falou do trabalho realizado pela secretaria.
“Nossa equipe coordena a logística e faz o controle de tudo o que entra e sai aqui no CEBRB, fazendo o levantamento das principais necessidades. Temos apoio da Secretaria de Estado de Educação e agora do MP, na entrega das roupas, para que possamos fazer essas doações chegarem a quem realmente precisa e termos um controle para prestar contas à sociedade”, disse.
Acompanharam a assinatura o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Shiroma Oshiro; o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), coronel Charles Santos; o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, e a equipe da Seasd.
O Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB) foi escolhido para centralizar todas as ações da Campanha Juntos pelo Acre, do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
Os donativos como colchão, roupa, sacolão, material de limpeza, farinha, leite, fraldas descartáveis e geriátricas, podem ser entregues, das 8h às 20h, aos servidores do Estado e voluntários preparados para receber os insumos no local.