Parceria entre Governo e IFAC vai expandir formação superior a servidores não docentes da Educação

Iniciativa atende uma antiga reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação

assinatura_de_acordo_para_curso_superior_para_funcionarios_nao_docentefoto_mardilson_gomes.jpg
assinatura_de_acordo_para_curso_superior_para_funcionarios_nao_docente_mardilson_gomes_jpg_59.jpg

O programa atende uma antiga reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação para ofertar cursos de graduação aos funcionários não docentes da Educação (Foto: Mardilson Gomes)

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte assinou na tarde de segunda-feira, 6, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) para formação superior dos servidores não docentes da rede pública estadual e municipal. O Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares será o primeiro do gênero no Brasil, e atenderá inicialmente servidores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação foi muito prestigiada pelos servidores da Educação, que lotaram o auditório da Secretáraia de Estado de Educação (SEE). Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador, César Messias, o deputado federal Sibá Machado, o secretário de educação, Daniel Zen, o diretor do Ifac, Marcelo Minghelli, Manoel Lima, presidente do Sinteac, a ex-senadora pelo estado de Rondônia, Fátima Cleide entre outras autoridades.  

Inicialmente serão ofertadas 80 vagas, sendo 40 para Rio Branco e 40 para Cruzeiro do Sul. O programa atende uma antiga reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação para ofertar cursos de graduação aos funcionários não docentes da Educação. “Não temos dúvida de que vamos melhorar cada vez mais a educação”, diz Manoel Lima.

A oferta de cursos superiores para servidores da Educação faz parte do programa Profuncionário, que tem como objetivo desenvolver ações de valorização dos servidores não docentes que atuam nas escolas da rede pública. “O governo entende que a escola se faz do porteiro a merendeira, todos tem sua contribuição para educação”, declarou Daniel Zen.

Funcionária de apoio da secretaria de Educação, dona Maria Elisabete, de 53 anos, conta que sua esperança em fazer uma faculdade nunca acabou, apesar do pessimismo das amigas de trabalho. “Era um momento muito esperado pra mim. Muitas colegas diziam que não ia sair essa faculdade. Tenho fé que vou conseguir. Nunca é tarde pra gente estudar”.  

assinatura_de_acordo_para_curso_superior_para_funcionarios_nao_docente_mardilson_gomes_foto-_mardilson_gomes_.jpg

Funcionária de apoio da secretaria de Educação, dona Maria Elisabete, de 53 anos, conta que sua esperança em fazer uma faculdade nunca acabou (Foto: Mardilson Gomes)

O vice-governador, César Messias, aproveitou o momento e fez um balanço das conquistas e avanços dos últimos anos na área educacional, entre elas, a formação de mais de nove mil professores em nível superior, colocando a rede estadual de ensino do Acre, como um dos primeiros estados da federação a ter todos seus docentes com curso superior. “Se formos olhar para trás, não tínhamos nada a comemorar. Hoje vir aqui e dizer que saímos do 27º nas avaliações para a 7º lugar é muito gratificante”, pontuou. Messias ainda ressaltou a importância do acordo para formação dos servidores. “Esse fato é uma coisa histórica. Ninguém segura mais esse curso universitário para funcionários. O difícil foi criar”.

Os futuros tecnólogos na área de Processos Escolares serão habilitados a atuarem em atividades de planejamento e de acompanhamento dos processos acadêmicos e fluxos organizacionais, de tecnologias relacionadas aos processos de planejamento, coordenação, controle e operacionalização das atividades de apoio pedagógico e administrativo integradas ao contexto do ensino em diferentes espaços educativos, desenvolvimento da ação educativa intra e extraescolar, em espaços como secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infraestrutura, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas entre outros ambientes que compõe uma unidade escolar.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas e podem ser feitas entre os dias 13 e 24 de junho, no site do IFAC (www.ifac.edu.br). Os campi Rio Branco (Avenida Antonio da Rocha Viana) e Cruzeiro do Sul (Ceflora) estarão disponibilizando terminais com acesso à internet no horário comercial em dias úteis.  A prova será realizada no dia 17 de julho de 2011, das 8 às 12 horas, nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

O que eles disseram

{xtypo_quote}Esse fato é histórico. O que eu assisto aqui é o estado do Acre como um grande farol a iluminar o Brasil. No meu estado nós não temos nada disso.

 

Fátima Cleide – ex-senadora por Rondônia{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Não podemos esquecer daqueles que ajudaram a colocar ordem na educação.

Perpétua Almeida – Deputada Federal{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Não tem como mostrar a dimensão disso. Esse é um momento que nos emociona muito. No caminho que estamos indo seremos o primeiro em educação no Brasil.

Manoel Lima – Presidente do Sinteac{/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter