Assistência

Parceria entre governo do Acre e Sesc leva mais de 9 toneladas de alimentos às vítimas das enchentes

Uma parceria entre o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e o Serviço Social do Comércio (Sesc) resultou na assinatura de um termo visando o fornecimento de alimentos para os municípios acreanos afetados pelas enchentes.

Parceria leva alimentos de qualidade para cidades que foram afetadas pela alagação. Foto: Danto Freitas/Sesc-AC

A parceria foi oficializada, nesta terça-feira, 2, no Sesc Mesa Brasil com o objetivo de fornecer mais de 9 toneladas de alimentos, além de roupas, frutas, verduras, kits de limpeza, entre outros, para os locais afetados pelas recentes inundações. Esta iniciativa conjunta não só busca entregar suprimentos vitais, mas também identificar as famílias mais atingidas pelos alagamentos deste ano.

Diretora de Programas Sociais, Laura Ferraz, e a gestora da SEASDH, Zilmar da Rocha, formalizam parceria. Foto: Danto Freitas/Sesc-AC

A gestora da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, destaca a importância dessas ações conjuntas entre o governo, o setor privado e as organizações sociais: “São essas ações de governo, da iniciativa privada, do Sistema S, que têm tido uma ação presente na mesa, na família do cidadão acreano. E o Estado tem conseguido minimizar essa situação por intermédio da Secretaria de Assistência, que tem a condição para alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica.

Gestores assinam termo para oficializar parceria e repasse dos insumos. Foto: Danto Freitas/SescAC

A diretora de Programa Sociais interina do Sesc, Laura Ferraz, ressalta que essa colaboração com o Estado permitirá que os insumos coletados ajudem diretamente às famílias afetadas, especialmente aquelas que perderam meios de subsistência na zona rural e tiveram suas casas danificadas:

“Por meio dessas ações solidárias de parceria que a gente consegue realmente atender a quem precisa. E esse é o foco dessa ação: chegar aos mais necessitados, porque a gente sabe que agora esse momento de retorno para casa é muito difícil para a população”.

Os alimentos são provenientes do programa Sesc Mesa Brasil, arrecadados por meio das campanhas SOS Rondônia e SOS Acre, organizadas pelo sistema Fecomércio.

Marizete Melo, gerente de Assistência do Sesc Acre, enfatiza a importância do programa Mesa Brasil no combate à fome e ao desperdício de alimentos, ressaltando o papel crucial da parceria com a SEASDH para a entrega desses insumos.

Marizete gerencia a assistência no Sesc. Foto: Carolina Torres/Secom

“O Mesa Brasil acontece nos 365 dias do ano, e nos momentos de calamidade pública e pandemia esse trabalho se intensificou. Hoje nós estamos aqui repassando para a SEASDH mais de 9 mil quilos de alimentos provenientes da campanha SOS Rondônia e SOS Acre”.

Mais de 9 toneladas de insumos serão destinados aos municípios e bairros de Rio Branco. Foto: Carolina Torres/Secom

Durante o dia, as duas instituições deram início à distribuição dos insumos em alguns bairros de Rio Branco diretamente afetados pelas enchentes, expandindo as entregas para os municípios que decretaram calamidade pública, como Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Tarauacá, Feijó, Brasileia, entre outros.

Cestas básicas e frutos in natura começaram a ser entregues nas comunidades em Rio Branco. Foto: Carolina Torres/Secom