Na manhã desta terça-feira, 1º, foi realizado, no Centro de Iniciação do Esporte (CIE) Capitão Mário, o evento que marcou o início das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, em Cruzeiro do Sul.
Entre os dias 31 de maio e 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), vem realizando ações cujo objetivo é despertar, no cidadão cruzeirense, a consciência sobre os cuidados de que o planeta necessita para manter o equilíbrio entre os ecossistemas e, com isso, possibilitar um desenvolvimento sustentável e a realização da manutenção da vida na Terra.
Presentes ao evento estavam o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso; a chefe de departamento da Sema no Juruá, Maria de Jesus Praxedes; o titular da Semeia, Igor Neves; e outros convidados.
“É uma semana em que estamos muito felizes por realizar esta iniciativa. É um mês alusivo ao meio ambiente e aqui no Juruá a Sema está empenhada para unir forças em busca da preservação do planeta. É um desejo de Gladson Cameli que esse trabalho seja realizado para que os frutos dele sejam a melhoria da qualidade de vida dos acreanos”, relatou Maria de Jesus.
No cronograma, estão previstos, ainda, a realização, na quarta-feira, 2, da entrega de mudas, em sistema de drive-thru, na Avenida Coronel Mâncio Lima; na sexta-feira, 4, o plantio de mudas no bairro Aeroporto Velho e o encerramento no sábado, 5, com o curso de arborização, que será realizado na sede da Fundação Elias Mansur (FEM), localizada no térreo do Teatro dos Náuas.
Ao tratar das ideias a serem divulgadas ao longo da semana, Henrique Afonso destacou a importância da sustentabilidade como a base que conduz quaisquer projetos ao desenvolvimento.
“Precisamos nos preocupar, em todas as ações, com a conservação do meio ambiente, com a inclusão social e com a definição de projetos que não agridam a natureza. Precisamos ter um desenvolvimento econômico com o qual possamos aquecer a economia e gerar emprego e renda, mantendo o equilíbrio da relação que temos com a floresta. Por isso, o governo do Estado e a prefeitura estão unidos para abrir essa reflexão profunda, sempre tendo em mente as gerações futuras”, refletiu.
Uma das ideias fundamentais das equipes é a entrega de 940 mudas, que estão disponíveis em viveiros, e que, ao chegar às mãos de produtores rurais, representantes de cooperativas, associações e comunidade civil, possibilitarão o fortalecimento do cultivo de plantas, como o abacaxi, açaí, andiroba e araçá-boi, além de banana, bacaba, caju, cupuaçu e outros.