Parceria entre AABB e Governo do Estado promove lazer e esporte a crianças e adolescentes

Programa atende 127 meninos e meninas de comunidades carentes de Rio Branco

 

aabb_comunidade_foto_angela_peres_03.jpg

Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos participam de atividades esportivas e de lazer, além de complementação pedagógica e alimentar (Foto: Angela Peres/Secom)

Eles vêm de 21 bairros de Rio Branco e se encontram três vezes por semana na AABB para juntos participarem das atividades esportivas, de lazer e culturais e receber acompanhamento pedagógico oferecido pelo Programa Integrado AABB Comunidade. A ação é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, Federação Nacional das AABBs e Governo do Estado, desenvolvida para atender crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos. Nesta quinta-feira, assessores da Fundação Banco do Brasil foram conhecer de perto o programa desenvolvido no Acre.

O programa, que promove acompanhamento escolar, só faz uma exigência: que todos estejam frequentando regularmente a escola e não tenham sido reprovados no ano. Durante nove meses, as crianças que estão matriculadas em 33 escolas da capital recebem monitoramente do desempenho em sala de aula. “Muitos chegam aqui com notas vermelhas e no fim do ano conseguem recuperar e alcançar a média, saindo com nota azul”, conta a coordenadora pedagógica do programa, Erimar Maia. Com metodologia que valoriza a ludicidade e a pedagogia de direito, o que vale é a atividade prazerosa, mas que visa a formação moral e intelectual do público atendido, segundo explica a coordenadora.

A prevenção primária também é promovida durante a execução do programa por meio de instituições que atuam com temas ligados ao meio ambiente, segurança, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e prevenção de acidentes. Todos têm aulas de futsal, natação, artesanato e complementações alimentar e pedagógica.

O programa AABB Comunidade entra no sétimo ano com a parceria com o Governo do Estado. “Qualquer trabalho desenvolvido com a criança e o adolescente, especialmente que fomenta a cultura, o lazer e o esporte com envolvimento de educadores sociais, é muito positivo”, diz a chefe da divisão de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento para a Segurança Social (Sedess), Solange Xavier. As crianças atendidas pelo programa recebem alimentação de qualidade e têm transporte gratuito para a prática das atividades desenvolvidas no contraturno da escola, pelo período da manhã.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter