O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), promoveu a cerimônia de encerramento do Curso Livre de Customização de Camisetas, voltado às mulheres assistidas pela Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A ação, que conta com parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi realizada ao longo desta semana, em Rio Branco, e finalizada nesta sexta-feira, 20, visando proporcionar qualificação profissional para geração de renda e autonomia financeira.
Uma das participantes da capacitação, A.L., destacou o impacto da iniciativa. “É uma oportunidade e tanto receber esse curso. Estou muito feliz e já tenho até encomendas para o Natal. Contribuirá muito com a minha renda e assim garantirá o meu sustento e o da minha filha”, disse.
Durante o evento, a equipe multidisciplinar da Semulher também realizou uma dinâmica focada na importância do autocuidado e da saúde mental. A técnica da Semulher, Luzivera Batista, explica que, com a adição de habilidades por meio do curso, também é necessário instruir e inspirar as alunas, para que elas consigam exercer esse conhecimento. “Inclusive, para que elas consigam ser incluídas no mercado de trabalho”, ressaltou.
Para a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade é fundamental, “para que seja promovida a independência, a dignidade”. E completou: “Por meio de ações como esta, reforçamos o compromisso com a inclusão social e a garantia de oportunidades reais. Esse curso não só oferta uma nova habilidade, mas fortalece a autoestima, a esperança de uma vida melhor”.
O presidente do Iapen, Marcos Frank, ressaltou a importância da ação: “Parabenizo e agradeço a parceria com a Secretaria da Mulher. Seguimos juntos garantindo dignidade para a população, em especial, às mulheres”, salientou.
Também estiveram presentes a desembargadora Waldirene Cordeiro e a juíza titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Rio Branco, Andréa Brito.