Parceria busca beneficiar moradores da Vila Verde

Na última quinta-feira, 19, o secretário de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, reuniu-se com a gestora da Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária de Rio Branco (Comtes), Edna Paro, para traçar estratégias de atuação na Vila Verde. Localizada no km 60 da estrada Transacreana, a comunidade engloba cerca de 90 famílias, que, entre outras atividades, sobrevivem da economia rural.

A reunião traçou estratégias de atuação na comunidade Vila Verde, em Rio Branco (Foto: Maria Meirelles/Secom)
A reunião traçou estratégias de atuação na comunidade Vila Verde, em Rio Branco (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Uma parceria entre as instituições e o Instituto Dom Moacyr vai ofertar cursos profissionalizantes aos moradores. A demanda foi identificada pelo prefeito Marcus Alexandre, que recentemente recebeu o título de domínio da terra, emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A estimativa é de que, até abril, a Vila Verde seja municipalizada.

Os cursos serão ofertados de acordo com o perfil socioeconômico da comunidade. “Uma equipe da SEPN está responsável por realizar um diagnóstico do local e traçar o perfil dos moradores. A partir dessa pesquisa de campo, nós definiremos os cursos, o quantitativo de vagas e a data para iniciar as capacitações”, explicou Henry Nogueira.

Edna Paro destaca a importância da parceria: “Todo trabalho em conjunto tem mais força. A união de esforços entre o governo do Estado e a prefeitura vai resultar em qualidade de vida e mais cidadania na região da Vila Verde”.