Paratletas do Acre chegam a Natal para participar das Paralimpíadas

A delegação acreana chegou a Natal (RN) nesta segunda-feira, 23, para participar das Paralimpíadas Escolares 2015 (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
A delegação acreana chegou a Natal (RN) nesta segunda-feira, 23, para participar das Paralimpíadas Escolares 2015 (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

A delegação acreana, composta por 14 paratletas, técnicos e dirigentes, chegou a Natal (RN) no fim da tarde desta segunda-feira, 23, para participar, pelo sétimo ano consecutivo, das Paralimpíadas Escolares, edição 2015.

O evento será de 23 a 28 de novembro, com disputas entre paratletas de todo o Brasil que possuem entre 12 e 17 anos. O Acre, que nos últimos anos ficou entre os dez melhores nas competições, vai disputar nas modalidades de atletismo, natação e bocha.

A participação dos jovens nas Paralimpíadas conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE). No primeiro dia de evento, as delegações procederam com o credenciamento dos paratletas e as avaliações.

A abertura oficial do evento ocorre na terça-feira, 24, conforme explica o coordenador do programa Paralímpico do Acre, Geison Morais.

Atletas estão animados com a competição (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
Atletas estão animados com a competição (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

“A abertura do evento será realizada no Centro de Convenções de Natal, a partir das 18 horas, e as rodadas de competições ocorrem nos dias 25, 26 e 27. Temos expectativas de medalhas nas três modalidades, além da possibilidade de ganho de bolsa atleta”, contou o coordenador.

Este ano, os atletas destaques individuais são Railander Costa, que competirá na modalidade de bocha, Gigliane Paiva e Lucas Damasceno no atletismo, e Laís Vitória na natação.

“Mais uma vez agradecemos à Secretaria de Esporte pelo apoio e por proporcionar a participação dos nossos alunos/atletas nos jogos paralímpicos nacionais. Sabemos da importância deles na vida das pessoas com deficiência, pois a cada ano vemos o desenvolvimento psicomotor, a superação de limites e a elevação da autoestima”, afirma Rosilda Moura, coordenadora do Colégio Dom Bosco.

O paratleta em atletismo Lucas Damasceno falou sobre suas expectativas para as rodadas de competições. “Espero poder levar alguma medalha. Este ano treinamos muito. Precisamos levar mais vitórias para casa”, conta,​ cheio de entusiasmo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter