A delegação acreana, composta por 14 paratletas, técnicos e dirigentes, chegou a Natal (RN) no fim da tarde desta segunda-feira, 23, para participar, pelo sétimo ano consecutivo, das Paralimpíadas Escolares, edição 2015.
O evento será de 23 a 28 de novembro, com disputas entre paratletas de todo o Brasil que possuem entre 12 e 17 anos. O Acre, que nos últimos anos ficou entre os dez melhores nas competições, vai disputar nas modalidades de atletismo, natação e bocha.
A participação dos jovens nas Paralimpíadas conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE). No primeiro dia de evento, as delegações procederam com o credenciamento dos paratletas e as avaliações.
A abertura oficial do evento ocorre na terça-feira, 24, conforme explica o coordenador do programa Paralímpico do Acre, Geison Morais.
“A abertura do evento será realizada no Centro de Convenções de Natal, a partir das 18 horas, e as rodadas de competições ocorrem nos dias 25, 26 e 27. Temos expectativas de medalhas nas três modalidades, além da possibilidade de ganho de bolsa atleta”, contou o coordenador.
Este ano, os atletas destaques individuais são Railander Costa, que competirá na modalidade de bocha, Gigliane Paiva e Lucas Damasceno no atletismo, e Laís Vitória na natação.
“Mais uma vez agradecemos à Secretaria de Esporte pelo apoio e por proporcionar a participação dos nossos alunos/atletas nos jogos paralímpicos nacionais. Sabemos da importância deles na vida das pessoas com deficiência, pois a cada ano vemos o desenvolvimento psicomotor, a superação de limites e a elevação da autoestima”, afirma Rosilda Moura, coordenadora do Colégio Dom Bosco.
O paratleta em atletismo Lucas Damasceno falou sobre suas expectativas para as rodadas de competições. “Espero poder levar alguma medalha. Este ano treinamos muito. Precisamos levar mais vitórias para casa”, conta, cheio de entusiasmo.