Paralamas do Sucesso participa do Somos Todos Brasileiros

Vocalista falou das dificuldades em ser cadeirante no país e da participação do grupo no evento

coletiva_foto_gleilson_miranda.jpg

Herbert superou dificuldades e continua fazendo shows (Foto: Gleilson Miranda/secom)

Após 27 anos de carreira o Paralamas do Sucesso vem ao Acre pela primeira vez para uma participação no espetáculo Somos todos brasileiros, idealizado pelo ator Marcos Frota, e que trabalha o tema da inclusão social. Herbert Viana, vocalista do grupo e cadeirante falou em coletiva sobre as dificuldades de locomoção que os portadores de deficiência encontram a cada pequeno desnível no solo.

"A batalha que você enfrenta é muito grande. Você vai percebendo a solidariedade de pessoas que não lhe conhecem e ao mesmo tempo a falta de consciência pública, o desleixo político, urbanístico, com estas necessidades especiais. Cada desnível é uma barreira intransponível", disse Viana.

O ator Marcos Frota destacou que o espetáculo acontece na Amazônia num momento em que o Congresso Nacional reconheceu a Carta dos Portadores de Deficiência Física e que a partir de agora preconceito é crime. "No ano em que comemoramos os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos temos sim o que comemorar", disse.

O espetáculo Somos todos brasileiros será apresentado no Ginásio do Sesi para convidados – um público formado por organizações e pessoas ligadas de alguma forma ao trabalho com os portadores de deficiências. O patrocínio é da Petrobras e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A apresentação é uma realização da Universidade Aberta do Circo (Unicirco) com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco.

Viana falou ainda que a arte é um belo veículo para ajudar na superação de dificuldades. "Você encontra espaço para mergulhar no teu eu mais profundo, buscando os sonhos escondidos, buscando forças em meio à lama".