Para ler em casa

Biblioteca Pública dispõe de 25 mil títulos de literatura para empréstimo

emprestimo_biblioteca_foto_luciano_pontes_05.jpg

Prateleiras de livros ao alcance das mãos de visitantes para quem quer aproveitar uma boa leitura (Foto: Luciano Pontes/Secom)

emprestimo_biblioteca_foto_luciano_pontes_02.jpg

"Temos um acervo literário muito rico e precisamos ter alguns cuidados", diz Helena Carloni (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Um atraente acervo de literatura tenta seduzir o leitor que frequenta a Biblioteca Pública do Acre. Romances, contos, ensaios e poesias de autores brasileiros e estrangeiros somam mais de 25 mil títulos disponíveis para empréstimo, dirigidos aos públicos adulto, infantil e juvenil. Prateleiras ao alcance de mãos e olhos facilitam a pesquisa e aceleram o processo desde a escolha até a finalização quando o livro pode ser levado para casa. Para garantir a segurança deste acervo, alguns cuidados são tomados antes da liberação do exemplar, como o preenchimento de um cadastro com informações pessoais do usuário.

Reinaugurada em dezembro de 2008 depois de passar por reforma física e estrutural, a Biblioteca Pública recompôs, recuperou e ampliou o acervo tanto para pesquisa quanto o literário. Este último, o único que pode ser cedido para empréstimo com prazo de devolução de 7 dias podendo ser renovado caso o título não seja solicitado por outro usuário. Para conter e impedir o extravio de livros, a biblioteca estabeleceu regras que garantem o baixo índice de perdas. Medidas simples como as de entrar em contato com o usuário apenas um dia após a data prevista para devolução ajudam a estabelecer cumplicidade com o leitor.

Para divulgar o serviço que é totalmente gratuito, os murais são preenchidos com dicas de leitura de servidores e de usuários. Material impresso também é distribuído entre os frequentadores da biblioteca. Mesmo assim, muitos deles ainda não sabem que o livro iniciado nas poltronas e mesas dos espaços de leitura da Biblioteca Pública pode continuar a ser lido na sala de casa. "Eu não sabia que podia emprestar. Agora vou poder pegar os livros indicados para o vestibular", comemora a estudante Rainara Barbosa. A agente de leitura, Adriana Lima, orienta e oferece sugestões aos indecisos. Com tantas opções não há como não ficar. Se não for encontrado nas estantes, os livros são localizados por título ou autor por meio do sistema Biblivre. Para ter acesso ao empréstimo é preciso apenas formalizar um cadastro apresentando documento de identidade com foto e um comprovante de residência.

O atraso na restituição e danos causados ao exemplar também acarretam penalidades. O cadastro do usuário fica bloqueado para emprestar novos títulos pelo tempo correspondente ao período em que deixou de devolver o livro. Se houver extravio ou dano irreparável, a orientação é que novo exemplar seja restituído. "Temos um acervo literário muito rico e precisamos ter alguns cuidados. Nossa intenção é que cuide, mas que faça uso porque este é o sentido da biblioteca", explica Helena Carloni, chefe do Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas. Ela afirma que são raros os casos em que os livros não são devolvidos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter