você pode ser ouvido

Para aproximar usuários, Ouvidoria da Saúde planeja ações nas unidades

A Ouvidoria Estadual de Saúde do Acre inicia o ano com nova gerência. Maria das Dores Evaristo, mas conhecida como Dorinha, assumiu em fevereiro o cargo de ouvidora estadual de saúde, setor em que já trabalhava desde 2011 quando foi implantado o serviço na Sesacre.

“Este ano estamos programando ações nas unidades de saúde estaduais, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fazendo visitas semanais, falando sobre o papel da ouvidoria para os demandantes e usuários do SUS”, explica a ouvidora.

Nova gerente planeja ação que aproxime ouvidoria da comunidade (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Dorinha conta que está em análise a possibilidade de implantação da Ouvidoria em algumas unidades, e que para isso será feito um estudo sobre a viabilidade da iniciativa.

“A meta é fazer a ouvidoria ser conhecida, reconhecida e principalmente respeitada. Muitas pessoas não acreditam que o nosso serviço funcione. É preciso que os cidadãos entendam o trabalho que é feito em parceira com os gestores em prol de atender os usuários e consequentemente melhorar o atendimento da saúde do estado para a sociedade”, enfatiza Maria das Dores.

Papel da ouvidoria

“O nosso trabalho é servir de elo entre a gestão da saúde e o usuário, ou seja, representamos a voz do usuário. Documentamos a solicitação e encaminhamos para os gestores responderem as demandas. Após a resposta entramos em contato com o solicitante para responder seu requerimento”, destaca Dorinha.

Ampliar o acesso dos usuários ao processo de avaliação das ações e serviços públicos de saúde assim como, propor, auxiliar a gestão e repassar informações em saúde ao gestor do Sistema Único de Saúde é a missão da Ouvidoria.

Contatos da Ouvidoria

O contato com a Ouvidoria pode ser feito no atendimento presencial, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no prédio da Sesacre, térreo, localizado na Rua Benjamin Constant, 830, Centro, Rio Branco ou pelos telefones 0800-647-0404 ou o 3215-2784 e também via o e-mail ouvidoria.sesacresus@ac.gov.br