Para acompanhar o cenário ambiental do Acre, governo realiza reuniões semanais entre órgãos do Comando e Controle

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e demais órgãos do Comando e Controle, tem realizado reuniões semanais na Sala de Situação para acompanhar e prevenir as queimadas e desmatamento no estado.

Reuniões na Sala de situação ocorrem uma vez por semana. Alexandre Cruz-Noronha.

Os encontros, que têm à frente a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, são oportunizados para a tomada de decisões baseadas em dados qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma) e informações mapeadas pelos demais integrantes da sala.

O Estado já havia lançado o decreto de emergência ambiental, onde 10 municípios aparecem em situação mais crítica. Lançou a Força-Tarefa pela Proteção Ambiental, a campanha Respire Vida: Combata as Queimadas e o Desmatamento, mas o trabalho está sendo realizado desde o fim do ano, com reuniões entre os órgãos e instituições, incluindo o Comitê de Ações Integradas de Meio Ambiente, e o Encontro com os Secretários Municipais de Meio Ambiente.

“As reuniões na Sala de Situação nos ajudam na tomada de decisões baseadas nos dados que são repassados pelo Cigma. Assim, conseguimos mapear os municípios onde há situações mais críticas para podermos atuar com mais rigor. Temos uma força-tarefa de órgãos de comando e controle que se reúnem semanalmente conosco para alinharmos as ações, e tem dado certo. Para além disso, estamos afinados com os gestores municipais no sentido dessa união de esforços”.

A secretária afirmou, ainda, que já é possível ver resultados com a redução no número de focos de queimadas e de alertas de desmatamento desde o início do ano.

“Apenas em julho, tivemos redução de 68% nos alertas de desmatamento em comparação com o ano passado. No acumulado dos últimos sete meses, a redução foi de 67%. Em relação aos focos de queimadas, diminuímos 58%. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas que precisamos continuar atuando para reduzir ainda mais, pois sabemos que estamos em um período de seca extrema”, complementou.

Dentre os órgãos que participam das reuniões na Sala de Situação estão: Secretaria de Planejamento (Seplan), Corpo de Bombeiros (CBM-AC), Política Militar (PM-AC) Batalhão de Policiamento Ambiente (BPM-AC), Ministério Público do Acre (MP-AC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter