Representando a Comissão Especial “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”, funcionários da Biblioteca da Floresta/FEM entregaram na manhã desta quarta-feira, 27, cerca de 300 panfletos educativos na Escola Humberto Soares, no bairro José Augusto.
A publicação tem linguagem acessível e compara o Acre de 1988 – ano em que Chico Mendes foi assassinado – com o Acre de hoje. O panfleto apresenta dados sobre desmatamento, nível de empregos, áreas protegidas nas reservas extrativistas, nível de analfabetismo e apoio à economia e cultura. Os dados são da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Acre.
O objetivo é mostrar à sociedade como era o Acre há 25 anos e sua realidade atual, celebrando as mudanças conquistadas com base nos ideais de Chico Mendes.
Para a coordenadora da Biblioteca, Juciele Belchior, a ação é também uma forma de homenagear o líder seringueiro que lutou e deu a vida pela defesa dos seringueiros, indígenas e florestas.
Todas as escolas públicas de ensino médio do Estado receberão o material, que é uma das ações da comissão especial “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”, criada pelo governador Tião Viana em 8 de maio deste ano. O grupo é formado por 30 instituições, com o objetivo de celebrar os ideais e fortalecer as conquistas já adquiridas e sonhadas por Chico Mendes.