Palestras marcam a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se tornou tradição no país. O evento foi criado para massificar temas considerados fundamentais ao desenvolvimento econômico e social. No Acre, a abertura, realizada nesta segunda-feira, 21, contou com uma série de palestras, mesas-redondas e minicursos. O tema escolhido esse ano é “Ciência, Saúde e Esporte” e pretende difundir o conhecimento científico e tecnológico relacionado à temática.

A palestra sobre o Parque Tecnológico foi ministrada pelo Dr. Jorge Nicolas Audy, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucra) (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A palestra sobre o Parque Tecnológico foi ministrada pelo doutor Jorge Nicolas Audy, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucra) (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma das principais discussões que a semana de atividades traz ao Acre é a implantação de um Parque Tecnológico. O projeto consiste em um complexo produtivo industrial que deve funcionar como um ambiente de inovação, promovendo a interação entre a Universidade Federal do Acre (Ufac), instituições de fomento e pesquisas científicas e tecnológicas, além de empresas de bases tecnológicas, gerando impulso na economia local.

Segundo o secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Marcelo Minghelli, a programação realizada durante o evento indica um novo tempo para o setor científico e tecnológico do Acre. “O projeto do parque vem para criar tecnologias que melhorem produtos e projetos gerados no estado, agregando valor e favorecendo o desenvolvimento sustentável na região em que estiver situado”, explica.

A palestra sobre o parque foi ministrada pelo dodutor Jorge Nicolas Audy, que é pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucra) e também coordenador do Parque Tecnológico (Tecnopuc).

Jorge apresentou e discutiu aspectos relacionados aos parques tecnológicos, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do estado. Atualmente o Acre está em processo de estudos e levantamento de recursos para a implantação de um Parque Tecnológico.

O deputado federal Sibá Machado, relator do projeto de lei nº 2177/11, chamado informalmente de Novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia, também participou do evento. Uma mesa-redonda foi montada pra discutir os desafios, oportunidades e inovações do projeto.

Segundo Sibá, a discussão é fundamental, já que o Brasil tem perdido dinheiro ao exportar matéria-prima e importar produtos com alto valor agregado. “Nesse momento, o Brasil passa por mudanças na legislação que rege esse seguimento [da ciência e tecnologia]”, afirma.

O deputado frisou ainda que o governo do Estado tem apoiado a causa. “Investimentos em instituições de apoio e fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação foram feitos com o objetivo de mudar a realidade do Estado. O governador Tião Viana acredita que investir nesse seguimento é contribuir com o desenvolvimento econômico do Acre.”

A Semana segue com uma série de atividades. A programação completa pode ser acessada no site www.sect.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter