Palestra Álcool Zero é realizada em escola de Brasileia

O objetivo da palestra é levar à consciência dos jovens os riscos da associação entre bebidas alcoólicas e direção veicular (Foto: Igor Martins/Detran)

O objetivo da palestra é levar à consciência dos jovens os riscos da associação entre bebidas alcoólicas e direção veicular (Foto: Igor Martins/Detran)

As ações da educação de trânsito do Departamento de Trânsito (Detran) continuam no município de Brasileia, agora com a realização de palestras Álcool Zero, em parceria com a Polícia Militar. A escola Kairala José Kairala recebe a atividade nesta terça-feira, 09, que deve abranger 608 alunos do ensino médio, entre 15 e 17 anos, divididos em 16 turmas, em três turnos.

O objetivo da palestra é levar à consciência dos jovens os riscos da associação entre bebidas alcoólicas e direção veicular. Esse fato, impulsionado principalmente pelas estatísticas de acidentes de trânsito, não somente em nível estadual e nacional, mas também mundial, aponta a direção sob a influência de álcool como uma das principais causas de mortes, juntamente com o excesso de velocidade.

O palestrante, soldado J. Gonçalves, da Polícia Militar, afirma que as explanações são sempre voltadas para as realidades de cada município, e que em Brasileia isso não é diferente. Além disso, conta que esta é também uma oportunidade de mostrar o que a legislação prevê quanto às enalidades para quem pratica o ato de dirigir alcoolizado e também para refletir sobre as problemáticas que o Brasil enfrenta nesse assunto. “Nós trabalhamos o tema também para que os jovens sejam, em casa ou junto aos seus amigos, instrumentos de conscientização”, enfatiza.

A coordenadora pedagógica da escola Kairala José Kairala, Apolônia Melo, acredita que a iniciativa é muito positiva e sempre bem-vinda. “Como eles não são condutores, são menores ainda, é bom para eles terem essa consciência desde agora, antes de começar ser um condutor. Muitos terão essa conversa com os pais e isso vai ser muito proveitoso também”, comenta.

A estudante Paula Ferreira achou a palestra importante, e a principal conclusão a que chegou é que álcool e direção não combinam. “Estamos em fase de tirar nossa habilitação, e isso é muito proveitoso. Ninguém quer perder um ente querido, muito menos um amigo, e muitas vezes a gente está no trânsito, correndo esse sério perigo”, retrata.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter