Pai feliz é pai com saúde

O programa Saúde do Homem desenvolve vários procedimentos médicos na capital e no interior do estado (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

O programa Saúde do Homem desenvolve vários procedimentos médicos na capital e no interior do Estado (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Pai, figura que educa, protege e cuida. Eles são baixos, altos, uns com quilinhos a mais e outros de menos, não importa qual cor ou classe social. Esses homens que dia após dia trabalham para oferecer um conforto melhor a sua família são visto por muitos filhos como espelho de seu futuro e, também, como heróis. Em alusão ao Dia dos Pais, que é comemorado no próximo domingo, 11, o governo do Acre informa sobre os serviços de saúde disponíveis, tanto para os servidores homens, quanto para a população  masculina do estado.

Ser pai é amar, cantar, chorar, sorrir, expressar, entre outras coisas. Mas para isso o papai precisa gozar de boa saúde, por isso o governo do Acre por meio dos programas Saúde do Homem e Atitude Saúde e Bem Viver realiza diversas ações e procedimentos médicos para incentivá-los a cuidar de sua saúde, e assim aproveitar melhor o tempo com seus filhos.

O Saúde do Homem desenvolve vários procedimentos médicos na capital e no interior do estado. Comandado pelo urologista Mauro Trindade, o programa visa melhorar a qualidade de vida e reduzir os índices de doenças e mortes na população masculina.

“Desde 2011 venho desenvolvendo esse trabalho, o homem de forma geral tem certa resistência para procurar atendimento médico, uma das prioridades desse programa é estimulá-los a ir periodicamente ao médico”, destaca Mauro.

O Programa Atitude Saúde e Bem Viver realiza atividades físicas direcionadas aos servidores (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

O Programa Atitude Saúde e Bem Viver realiza atividades físicas direcionadas aos servidores (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Já o Programa Atitude Saúde e Bem Viver desenvolve atividades físicas direcionadas ao servidor, uma vez que essas pessoas levam uma vida sedentária e não disponibilizam de tempo para tal prática, os professores de educação física oferecem aulas de ginástica laboral e dança no próprio local de trabalho. Além dos exercícios físicos também são oferecidos atendimento médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

De acordo com a coordenadora do programa Atitude Saúde e Bem Viver, Ana Maria Alves boa parte dos servidores são pais, mas a carga de trabalho faz com que eles se sintam exaustos e sem disposição para os filhos ou para procurar um serviço médico.

“Além de realizarmos atividades para que eles fiquem bem fisicamente, nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida deles, fazendo com que saiam do sedentarismo, bem como estimulados a cuidar da saúde, pois todos sabem que a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças é a melhor solução”, diz a coordenadora afirmando que com a saúde bem cuidada e sem estresse os pais terão mais disposição e tempo para sua família.

Papai saudável é sorriso puro

 Para o motorista da Sesacre, Célio Roberto, pai de três filhos, ser pai é uma das dádivas de Deus mais importantes, por isso procura sempre, em suas horas vagas, estar junto aos seus filhos dialogando, brincando e aconselhando-os.

Para o auxiliar de designer gráfico da Sesacre Célio Roberto, pai de 03 filhos, ser pai é uma das dádivas de Deus mais importantes (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Para o auxiliar de designer gráfico da Sesacre Célio Roberto, pai de 03 filhos, ser pai é uma das dádivas de Deus mais importantes (Foto: Marcelo Torres/Sesacre)

Roberto diz que não se preocupava com os hábitos alimentares e nem sabia como procurar um atendimento médico, foi quando ficou sabendo do fácil acesso e agilidade que o programa Saúde do Homem oferecia, e também da melhor qualidade de vida ofertada pelo Programa Saúde, Atitude e Bem Viver.

O motorista conta que antes de participar das avaliações clínicas e das atividades físicas oferecidas pelos programas citados, não tinha uma vida muito saudável. A sua alimentação era descontrolada e comia de tudo, sem restrição, o que desencadeou uma série de problemas de saúde, uma delas o diabetes.

“Em um dos atendimentos ofertados pelo Programa Saúde do Homem tive acesso ao serviço e pude fazer um check up. O médico me orientou a cuidar melhor da minha saúde. Mudar meus hábitos alimentares e praticar exercícios físicos”, conta o motorista.

Ele completa dizendo que a melhor coisa que o governo fez foi oferecer as atividades dentro da instituição que trabalhar, pois assim, todos os dias pode se exercitar. “O que mais gosto de fazer são as atividades da ginástica laboral que faço diariamente, pois ajuda no meu desempenho durante o dia, além de me diverti muito com os colegas. Desejo a todos os pais um feliz dia. Reúnam-se com suas famílias e confraternizem, mas lembre-se de procurar um médico e realizar uma avaliação e garantam uma vida com saúde”, orienta Célio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter