Pacto entre Governo e Prefeitura garante escola no Belo Jardim

Unidade de ensino será entregue nesta sexta-feira pelo governador Binho Marques

fachada800.jpg
belo800.jpg

Escola construída faz parte do Pacto da Educação assinado entre Governo do Estado e Prefeitura em 2008 (Foto: Assessoria SEE)

450 crianças em sala de aula. Este é o resultado da construção da nova escola de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental Belo Jardim I, que o governador Binho Marques e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim entregam nesta sexta-feira, 5, às 08h30, aos moradores do bairro, que dá nome à instituição. A obra, que exigiu investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão, foi concluída em 240 dias.

A construção é consequência das ações acordadas no Pacto da Educação, assinado em 28 de maio de 2008 entre Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, por meio do qual as ações na área da educação têm como objetivo garantir e ampliar o acesso à Educação Básica para toda a população em idade escolar e como materialização do planejamento definido. Somente na região do Segundo Distrito da capital, foram construídas as escolas Josué Fernandes, Sebastião Pedrosa, Terezinha Miguéis, Duque de Caxias, Roberto Sanches Mubarac – inaugurada nesta quarta, 3 – e agora a Belo Jardim.

A Escola Belo Jardim amplia as atividades na Educação Básica em uma região que está próxima à Zona de Atendimento Prioritário (ZAP) do bairro Santa Inês e recebe este nome por indicação dos moradores da região e da comunidade escolar, como uma homenagem ao bairro onde se localiza, e como referência ao excelente espaço que a comunidade passa a dispor a partir de sua inauguração.

Suelange Gomes, diretora da escola, avalia a chegada da unidade de ensino como um sonho coletivo. "A comunidade já necessitava de uma escola, então foi algo que veio atender um sonho de todas as famílias. Depois que começamos a atuar conseguimos parcerias para oferecer cursos que vão beneficiar a população local e os pais dos alunos", declara.

A gestora ressalta ainda que uma das ações que já esta em fase de implantação é o curso de internet no laboratório de informática da escola, que possui 17 computadores. "Graças a chegada do programa Floresta Digital, que disponibiliza sinal e acesso gratuito à internet, pais, comunidade e alunos farão uso desta ferramenta de conhecimento tão necessária nos dias de hoje".

Feliz com a chegada da instituição, a funcionária pública e mãe de aluno, Simone Souza, 28, se diz satisfeita com a boa qualidade de ensino e a estrutura física. "Estou feliz, pois a escola trouxe só coisas boas, como bons professores e uma equipe muito carinhosa, além de ficar bem perto de minha residência", afirma.  

Localizada no Ramal da Zezé, em um ambiente com grande área arborizada, a unidade conta com 08 salas de aula, cantina, secretaria, banheiros, ambiente multicultural, sala de professores e diretor, almoxarifado e despensa. Vale ressaltar ainda que seguindo as normas e padrões de construção escolar estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação, a escola foi projetada para receber alunos com necessidades especiais.

{xtypo_quote}Tipo: Escola padrão com 8 salas de aula para atendimento do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Endereço: Bairro Belo Jardim I – Ramal da Zezé

Total de investimentos: R$ 1.605.145,18

Alunos atendidos: 450

Ambientes:

· 8 salas de aula   

· Sala de secretaria

· Sala de direção

· Sala de coordenação

· Sala de professores

· Sala multicultural

· Cantina

· Almoxarifado

· Despensa

· Banheiros {/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter