A governadora em exercício Nazareth Araújo esteve neste domingo, 6, no Clube dos Oficiais, onde foi realizada a festa de confraternização dos pacientes que estão fazendo hemodiálise e daqueles que já fizeram o transplante.
José Roberto de Araújo, 53 anos, após sete anos de hemodiálise, conseguiu fazer o transplante no dia 11 de novembro, e junto com a família fez questão de participar da festa. Ele conta que nunca perdeu a esperança, e agora quer aproveitar a nova vida.
“Tive que deixar tudo na minha vida para fazer a hemodiálise. Acabou-se o sofrimento, e espero nunca mais voltar para aquela máquina. Agora é vida nova”, afirma.
No Acre, em 2015 foram realizados 16 transplantes de rim. O estado tem na lista nacional de espera 28 pacientes para novos transplantes e outros 100 fazendo estudo para ingressar na lista.
“Estamos aqui num momento de doação, para que eles tenham um pouco mais de esperança e alegria. São muitas histórias de sofrimento, e também de superação”, deckarou a médica nefrologista Jarinne Nasserala.
Aurea Celeste Freitas, coordenadora da nefrologia, falou sobre o que representa este momento. “Isso significa uma vitória de que eles estão respondendo bem ao tratamento e mantendo a esperança de uma vida nova”, disse.
Nazareth Araújo ressaltou o compromisso do governo com os pacientes. ” Estamos aqui, às vésperas do Natal, celebrando a vida e as novas oportunidades. Nosso governo investe, acredita nessa equipe, e quer garantir que mais pessoas tenham acesso aos transplantes. Desde 2006 até hoje já foram realizados 78 transplantes no Acre. Isso é uma grande conquista para todos”.