O Hospital do Idoso, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou um arraial, proporcionando momentos de alegria e confraternização para pacientes e funcionários nesta quinta-feira, 27. Com decoração típica, barraquinhas de comidas tradicionais, sorteio de brindes e até com direito a fantasias tradicionais do período, o evento trouxe um clima festivo ao ambiente hospitalar.
A iniciativa, além de proporcionar um momento de descontração, reforça a importância do bem-estar emocional no tratamento e recuperação dos idosos, uma vez que atividades lúdicas e sociais têm um impacto positivo na saúde mental e física dos pacientes, auxiliando na recuperação e na melhoria da qualidade de vida. Prova disso é o paciente João Batista Lourenço, de 63 anos. Ele está internado há 12 dias na unidade e, segundo ele, nem quer ir embora.
“Estou alegre, estou maravilhado, sendo super bem tratado. O hospital está em primeira linha da parte dos médicos, da parte dos zeladores, da parte de todo mundo que trabalha no hospital, tratando a gente com o maior carinho, que parece que estamos na casa da gente, sendo tratado pela esposa. Não quero nem ir embora, até ficar bem. Até curar minha saúde, ficar bem na minha saúde”, frisou.
A aposentada Francisca Pereira da Silva, de 89 anos, está internada há três dias e ama arraial, por isso aprovou a iniciativa. “É bom que desestressa a gente um pouquinho. A gente se desenrola mais um pouco, uns conversam, outros não conversam. E o arraial é bom, é legal. Eu sempre gostei de arraial”, disse a idosa.
“É gratificante ver o sorriso no rosto dos pacientes, porque alguns passam bastante tempo internados, então é uma oportunidade para eles se distraírem, conversarem, verem mais a luz do dia”, ressaltou a diretora do hospital, Francinete Araújo.
Quem também gostou do arraial foi a auxiliar de serviços gerais Lídia Santos. “Eu achei uma iniciativa muito boa da equipe do hospital do idoso. Todo mundo se divertiu, foi muito bom. Está sendo muito legal [representar a noivo da quadrilha]. Está sendo bem divertido, prazeroso”, destacou.
Como em todo arraial, as comidas típicas foram uma atração à parte. O responsável por trazer o sabor das festas juninas, mas sem comprometer a saúde dos pacientes, foi o nutricionista Thiago Pinheiro e sua equipe. “Hoje a gente preparou essa linda refeição para celebrar a vida, porque a alimentação não é só o ato biológico da gente se alimentar, mas também estar junto, reunido, comemorar a vida. Então, a gente preparou esse momento aqui, que é para a gente conseguir ter muitos momentos ainda, que a gente possa estar reunido, comemorando e celebrando a vida, que os pacientes tenham uma boa recuperação e que em breve estejam em casa com suas famílias”, disse Thiago.
O sucesso do arraial no Hospital do Idoso é um exemplo de como pequenas ações podem ter grandes impactos, trazendo um pouco de alegria e leveza ao cotidiano hospitalar e contribuindo para o bem-estar de todos.