Os pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) passaram a tarde de quarta-feira, 6, dançando ao som de marchinhas carnavalescas. O evento, a exemplo de outras datas comemoradas no hospital, é uma forma de reintegrar os pacientes socialmente e elevar a autoconfiança.
Além dos internos do Hosmac, também participaram da festa as equipes médica e de enfermagem, familiares e convidados. O pátio coberto foi todo ornamentando com motivos carnavalescos e foram servidos pipocas e sucos naturais. Como era de se esperar, as fantasias não poderiam faltar.
Segundo o diretor-geral do Hosmac, Marcos Araripe, os distúrbios mentais mais frequentes atualmente são ansiedade, transtornos bipolares, pânico e esquizofrenia. Somente nos casos mais graves o paciente sofre a intervenção mais severa, que é a internação. Hoje o Hosmac tem 40 pessoas em regime de internação.
O hospital também atende pacientes de uma parte do baixo Amazonas, dos municípios de Extrema e Nova Califórnia, em Rondônia, e também de alguns departamentos da Bolívia e Peru.
A equipe da instituição é composta por 13 médicos, três psicólogos, seis enfermeiros, dois assistentes sociais, um educador físico e ainda profissionais de terapia ocupacional.