Um curto-circuito ocorrido na área onde está sendo realizada a obra de reforma e ampliação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), nesta quinta-feira, 13, motivou o desligamento da energia elétrica do Huerb, incluindo a área do pronto-socorro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desligamento da energia elétrica se fez necessário para evitar danos aos prédios e evitar riscos aos pacientes e funcionários da unidade.
A direção do Huerb ressalta que no local onde aconteceu o incidente não há pacientes ou funcionários e ninguém se feriu.
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, explicou que somente as áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), salas de cirurgia e outros espaços essenciais do hospital permaneceram com energia fornecida por meio de gerador.
“Mas, por questões de segurança, o Corpo de Bombeiros solicitou que desligássemos o gerador. Por isso estamos removendo os pacientes para outras unidades de saúde como à UPA [Unidade de Pronto Atendimento]. Os que estão na UTI serão levados para o Hospital das Clínicas e Santa Juliana, e se for necessário utilizaremos a Unimed”, detalhou a secretária.
Suely Melo avisa que, diante da recomendação de desligamento da rede elétrica do Huerb e do PS, os pacientes que precisarem de atendimento médico devem dirigir-se aos postos de saúde ou ainda às UPAs do Tucumã e Segundo Distrito.
Ela destaca que somente os pacientes em estado grave devem se deslocar até o PS para que a equipe de médicos do local faça a triagem e preste os primeiros atendimentos, para em seguida, encaminhar o paciente a unidade de saúde adequada.
Suely Melo assegura que todas as providências estão sendo tomadas e deve ser realizada uma reunião entre a direção do hospital, a Eletrobras Distribuição Acre e o Corpo de Bombeiros, para avaliar quando a energia no local poderá ser restabelecida em segurança.