Pacientes do programa Obesidade Qualidade de Vida comemoram o Natal no Hospital das Clínicas

Com depoimentos, sorteio de brindes e um desfile de moda, pacientes e familiares se reuniram no auditório do Hospital das Clínicas do Acre (HC) para comemorar o Natal do Programa Obesidade: Qualidade de Vida. Neste ano, a comemoração contou com a participação da equipe da Rádio Humanizar, que animou a reunião com cantigas natalinas.

Pacientes do programa de obesidade do HC realizaram uma confraternização de Natal (Foto: Caio Fulgêncio)

Pacientes do programa de obesidade do HC realizaram uma confraternização de Natal (Foto: Caio Fulgêncio)

O programa, existente desde julho de 2004, promove reuniões abertas para troca de experiências, bem como apoio para o serviço de cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago, proporcionando a perda de 40% do peso total. A cirurgia bariátrica é realizada no serviço público do Acre desde 2007.

Os pacientes recebem acompanhamento psicológico, informações sobre reeducação alimentar e são encaminhados, se necessário, para consultas com equipe multidisciplinar (médica, nutricional e psicológica). O trabalho atende pessoas que buscam o emagrecimento mediante a mudança de hábitos alimentares e os super obesos, que se preparam para o procedimento cirúrgico.

A vendedora Iracema Moreira diz que começou a frequentar o grupo desde 2007 e reconhece a importância do trabalho. Iracema foi uma das pessoas submetidas à cirurgia bariátrica. “Aqui, a gente encontra apoio psicológico e apoio médico. O problema da obesidade é muito sério, nos tira da sociedade, do círculo de trabalho, até pra andar de ônibus a gente se sente constrangido”, afirmou a vendedora.

Para a criadora do programa, a psicóloga Valeska Menezes, o serviço passa por melhorias todos os anos. “Nos oito anos e meio de programa, já percebemos muitos avanços e para o próximo ano, temos o credenciamento do hospital [HC] que vai receber recursos específicos [do Ministério da Saúde] para o programa, o que, com certeza, vai trazer mais condições para tratar esses pacientes, uma vez que hoje já realizamos 100 cirurgias, mas com recurso do próprio hospital”, disse.

As reuniões do programa vão retornar no dia 7 de janeiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter