O Departamento de Ações Básicas de Saúde (Dabs), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza, na próxima sexta-feira, 27, atendimento médico para pessoas que tratam ou já se trataram contra a hanseníase. A população em geral também pode participar.
A ação contará com a equipe de médicos dermatologistas do Centro Especializado em Dermatologia de Rio Branco. O atendimento será realizado no Centro de Saúde Francisco Roney Meireles, no bairro Conjunto Adalberto Sena, em Rio Branco, das 8 às 19 horas.
O objetivo é fazer exames de rotina e aplicar a segunda dose da vacina contra a hanseníase.
Saiba mais
Apesar de ser uma doença infecciosa que ataca a pele e nervos periféricos, a hanseníase não se transmite por meio de copos, pratos e talheres, portanto, não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseníase. Assentos, como cadeiras, bancos, apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saúde, também não transmitem a doença.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua recuperação. Durante o tratamento, a pessoa com hanseníase pode desenvolver atividades normais, sem restrições.