Paciente do Centro de Atenção Psicossocial expõe na 5ª Semana Estadual sobre Drogas

Iniciou-se na segunda-feira, 19, a 5ª Semana Estadual sobre Drogas, uma realização do governo do Estado, com a participação de diversas secretarias, Universidade Federal do Acre (Ufac), Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), prefeitura de Rio Branco e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), além de contar com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Como parte da programação, que se encerra na próxima sexta-feira, 23, está sendo realizado o Fórum Permanente de Drogas que aborda temas como direito, prevenção e rede de atenção.

A programação conta ainda com atividades como oficinas, exposições, iniciativas do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e  outras Drogas (CAPS), abordagem de pessoas em situação de rua, apresentações musicais, roda de conversa, entre outras atividades.

A Secretaria Estadual de Saúde é uma das participantes e  ajudou a realizar uma exposição artística do Projeto Arte de Ser, de autoria de um dos pacientes do CAPS.

Rosimar de Holanda é o autor das obras. Ele conta que por meio da arte encontrou uma forma de expressar suas emoções, histórias e, principalmente, superar o vício do álcool e das drogas.

Rosimar de Holanda afirma que a arte foi determinante para que ele conseguisse superar os obstáculos da vida (Foto: Júnior Aguiar)

“Em uma época escura da minha vida eu entrei no mundo das drogas e do álcool. O CAPS foi fundamental na minha recuperação. Tive todo apoio que precisei para me livrar do vício. O recado que deixo para as pessoas é se aceitar e dizer não para as drogas e para o álcool”, afirma o artista plástico.

O CAPS faz parte da Rede de Atenção Psicossocial e trabalha diretamente no combate ao uso de álcool e outras drogas, tendo como intuito ajudar dando o suporte necessário para quem precisa de tratamento.

“É muito gratificante ver o resultado do trabalho que nós estamos fazendo. A arte do Rosimar é um exemplo que é possível superar os obstáculos da vida. Nada mais gratificante do que ajudar essas pessoas terem uma nova esperança”, destaca, Rui Arruda, secretário Adjunto de Planejamento da Sesacre.
Confira a programação da Semana Estadual sobre Drogas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter