O Festival Internacional Pachamama segue nesta terça-feira, 22, com programações em diversos pontos de Rio Branco. Com o tema “Cinema de Fronteira para um Mundo sem Nenhuma”, o evento começou no último sábado, 19, e vai até 26 próximo.
O dia se inicia com a continuação da oficina de Fotografia para Cinema, com Pedro Krüger, às 9h, na Filmoteca Acreana. Simultaneamente, será realizada a oficina de Montagem, com o cineasta Renato Vallone, no Sesc Centro. Os cursos são voltados apenas para àqueles que se inscreveram previamente.
No mesmo horário, na Livraria Paim, será lançado o livro “Una Estetica Del Encierro: Acerca De Una Perspectiva Del Cine Boliviano”, do autor Sebastian Morales.
A Filmoteca Acreana receberá a Mostra Competitiva de Curtas – Programa 2, a partir das 15h. Na ocasião, serão exibidas as produções “Dos Equis (XX)”, “Intervenção”, “Esta Es Mi Selva”, “Los Barcos”, “Desportivo Espanhol” e “Estado Itinerante”.
Já no Cine Recreio, terá a Mostra Índio a partir das 14, com o filme “Tekowe Nhepyrun: A Origem da Alma” e “Londres como uma Aldeia”. A partir das 19h, a sessão especial exibirá a obra “Cinema Novo”. O longa mexicano “Tempestad” encerra o dia dentro da Mostra Identidades, às 21h.
Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o jornalista e crítico de Cinema Pedro Butcher ministrará a palestra “Cinema e Jornalismo”, a partir das 19h. Às 21h, a Mostra Competitiva de Longas exibirá o filme “Ejercicios de Memori”, no Anfiteatro Garibaldi Brasil.
O bairro Montanhês será o segundo a receber o Cinema nos Bairros, no qual serão exibidos curtas-metragens. A iniciativa é do grupo peruano Nómadas.