Ainda não é o fim, mas quem aceitar o convite para a Pacha Festa vai levar um gostinho de saudade desta quarta edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, apresentado este ano pela Petrobras Cultural. Três atrações irão embalar a mais tradicional festa do festival neste sábado, 23, a partir das 23 horas, na Tentamen. No palco, estarão a banda Caldo de Piaba, DJs Ângela Fontes e Malu Ochoa e o DJ MAM (RJ) – DJ oficial da seleção brasileira de vôlei e do réveillon de Copacabana.
DJ MAM é o nome artístico de Marco Aurélio Marinho, que já esteve à frente de projetos como Brazilian Lounge e Estudando o Som. O carioca se dedica hoje ao Show Sotaque Carregado, nome do disco e do coletivo que pesquisa e toca temas de batida afro-brasileira.
Ângela, uma das DJs da Pacha Festa, explica que, assim como o cinema, o propósito com a Noite Latina é romper fronteiras e quebrar paradigmas por meio da disseminação da musicalidade latina, usando a música como instrumento para que os povos latinos se aproximem. “Falo por mim e pela Malu, pois sei que ela comunga das mesmas ideias, aliás, a Noite Latina somos nós. É uma satisfação poder participar do Pachamama. Sentimos alegria em ver e sentir que estamos contribuindo a cada festa, contagiando as pessoas a gostar de ouvir e dançar nas tranças dos ritmos latinos”, analisa Ângela.
O caldo engrossou – O nome Caldo de Piaba remete a um alimento fraco, sem muitas fontes de vitaminas, mas os rapazes da Banda Caldo de Piaba mostram que isso é totalmente equivocado. Formado no final de 2008, o Caldo é um projeto idealizado por amigos que têm em comum o gosto pela mistura de ritmos, e a vontade de experimentar, com a música instrumental.
Saulinho de Melo, guitarrista e um dos idealizadores da banda, afirma que o grupo prepara músicas especiais para embalar o público, neste retorno da banda, ao cenário musical. “O repertório é bem dançante, com todos os ingredientes desse caldo. O Pacha é um festival muito legal e a gente está muito feliz de poder participar dessa festa”, afirma o músico.
A Petrobras Cultural apresenta a quarta edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira. O evento é financiado também governo do Acre, por meio do Edital de Incentivo à Cultura, da Fundação Elias Mansour, e tem apoio cultural e institucional da prefeitura de Rio Branco, Universidade Federal do Acre, Consulado Geral do Peru, Festival Internacional de Valdivia, Eme Amazônia, Cineclube Opiniões, Grupo Nómadas, Associação Yanemarai e Hotel Imperador Galvez. O ingresso para a Pacha Festa é R$ 20 e pode ser comprado na bilheteria da Tentamen.