PAC 2 assegura R$250 milhões para o Acre

No último evento público de Lula como Presidente, Binho Marques agradece o apoio do Governo Federal ao Estado

Obras de infraestrutura social e urbana, englobando saneamento e habitação, por exemplo, estão entre os eixos de ação do PAC 2 (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

O Acre está contemplado com cerca de R$250 milhões da fase 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os recursos, assegurados nesta segunda-feira, 6, pelo Presidente Lula, serão destinados à obras de saneamento básico e ambiental, coleta e tratamento de esgoto sanitário, pavimentação e urbanização. No Acre, os investimentos para as cidades que compõem o Grupo 1 do PAC – capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 70 mil habitantes contemplam ações em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Lula reuniu governadores e prefeitos em Brasília em seu último evento público como Presidente da República para reafirmar a continuidade das políticas de desenvolvimento do País. O governador Binho Marques e o secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira, estiveram presentes. “Lula fez um balanço do PAC. Estava bem à vontade”, disse o secretário

Com o programa, o Brasil está conseguindo superar os gargalos da economia e estimular o aumento da produtividade e a diminuição das desigualdades regionais e sociais. O conjunto de investimentos está organizado em três eixos decisivos: infraestrutura logística, envolvendo a construção e ampliação de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias; infraestrutura energética, correspondendo a geração e transmissão de energia elétrica, produção, exploração e transporte de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis; e infraestrutura social e urbana, englobando saneamento, habitação, metrôs, trens urbanos, universalização do programa Luz para Todos e recursos hídricos. O PAC é, na avaliação do Governo Federal, mais que um programa de expansão do crescimento. “Ele é um novo conceito de investimento em infraestrutura que, aliado a medidas  econômicas, vai estimular os setores produtivos e, ao mesmo tempo, levar benefícios sociais para todas as regiões do país. O PAC 2 chega com a missão de manter a roda da economia girando, investindo em obras e ações que diminuem as desigualdades e geram ainda mais qualidade de vida para os brasileiros”, informa o sistema de gestão do programa.

Para o governador Binho Marques, o evento foi bastante valorizado na medida em que foi possível agradecer ao Presidente por ter mudado a relação do Governo Federal com Estados e municípios. “O Presidente não olha para cor partidária. Por isso, o Brasil mudou com o PAC 1 e vai continuar mudando com o PAC 2”, disse Binho Marques.

Essa mudança, observou o governador do Acre, acabou ressaltada mais em alguns Estados porque fizeram bons projetos e conseguiram aproveitar bem os recursos. É o caso do Acre. “Sou muito grato ao Presidente Lula”, concluiu BInho Marques. Os contratos do PAC 2, agora de projetos  aprovados,  serão assinados pelo próximo governador, Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter