Mais um município deu início ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2015 nesta quinta-feira, 16. Dessa vez, produtores familiares e entidades de Feijó começam a parceria que garante segurança alimentar a quem recebe os produtos e melhoria da qualidade de vida para quem fornece os alimentos ao programa.
Em Feijó, de 2014 para 2015 houve um aumento de 200% no número de produtores atendidos pelo PAA. Agora, são 151 famílias produtoras rurais beneficiadas que entregam seus produtos para 28 entidades. O programa vai movimentar mais de R$ 530 mil.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó, Antônio Sergione, falou da melhoria na vida dos agricultores com a implantação do programa. “Esse programa significa dinheiro no bolso, já que ele consegue entregar seus produtos por um preço mais justo”, afirma.
A satisfação era visível no rosto do produtor rural Olímpio Evaristo da Silva, morador do Projeto de Assentamento Berlim Recreio. “Depois que a gente começou com esse programa, a situação melhorou porque a gente consegue ter sempre um dinheirinho no bolso. Com o PAA a vida da minha família mudou para melhor”, explica o agricultor.
Gratidão é o sentimento das entidades que são beneficiadas com os alimentos doados pelo programa. É o caso da Ana Maria das Neves, diretora da escola Francisco Nunes Leitão. “Esse programa é muito importante. Na nossa escola a maioria dos estudantes é de filhos de pessoas de baixo poder aquisitivo e alguns têm na merenda escolar a principal alimentação do dia”, destaca a gestora.
Previsão de aumento programa em 2016
Mesmo tendo aumentado em 200% o número de produtores rurais beneficiados pelo PAA em Feijó no último ano, a intenção da Seaprof é contemplar mais pessoas para continuar fomentando a produção familiar na região.
“Em cada município conseguimos perceber a mudança que esse programa tem feito na vida das pessoas. Então, a nossa meta é cada vez mais ampliar esses benefícios tanto para os produtores quanto para as entidades que recebem os alimentos”, afirmou Glenilson Figueiredo, titular da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).