Outubro Rosa: servidores do Estado participam de ação sobre os cuidados contra o câncer de mama

Ter informações sobre o câncer de mama é fundamental para combatê-lo. E neste mês dedicado ao movimento internacional de mobilização contra a doença, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) realiza um trabalho de conscientização entre os servidores, incentivando-os à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato.

Campanha Outubro Rosa é aderida por servidores do Estado Foto: Jean Lopes

A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é 40 anos e, a partir daí, repetir com periodicidade anual. Além de serem abordadas orientações como essa, que ressaltam a importância de se fazer o exame preventivo, também foram destacados alguns cuidados e hábitos saudáveis que podem evitar o aparecimento da doença.

“Esse trabalho de conscientização é muito importante, pois o tema chega ao servidor que, muitas vezes passa o dia no trabalho, tem a vida corrida. É preciso parar para cuidar da saúde, prevenir doenças e manter a periodicidade de exames em dia. Temos aqui um grupo de mulheres, e não só elas como os homens, todos participaram da ação que foi um sucesso. Estamos juntos nesta causa”, disse Mirle de Oliveira, chefe de gabinete da Seinfra.

Servidora Mirle Oliveira considera importante as ações de conscientização na secretaria Foto: Jean Lopes

O Acre está entre os estados com menor incidência da doença, mas não se pode deixar de dar importância ao assunto. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a 29,7% do total de novos casos a cada ano. Com o início do movimento internacional de conscientização chamado Outubro Rosa, nos últimos anos a taxa de mortalidade da doença caiu mais de 40% no Brasil, por isso o diagnóstico precoce da doença é primordial. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest