Órgãos ambientais do governo do Acre participam da 114ª reunião da Abema em Florianópolis

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), participou, durante esta semana, da 114ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Florianópolis (SC). O evento iniciou no último dia 23 e segue até o dia 27 de agosto.

Semapi e Imac representaram o Acre em reunião da Abema em Santa Catarina. Foto Ricardo Wolffenbuttel/Santa Catarina

Representando o Estado, participaram a titular da Semapi, Julie Messias, e o presidente do Imac, André Hassem, com objetivo de articular políticas públicas visando ao fortalecimento da agenda ambiental e ao desenvolvimento sustentável no Brasil.

Na quarta-feira, 23, foi realizada uma reunião do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, com o secretariado executivo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, no âmbito da Câmara de Meio Ambiente.

No encontro da Abema, que contempla o diálogo técnico, a secretária Julie Messias apresentou os resultados da última reunião do Comitê de Integração de Políticas Ambientais (Cipam), que integra como membro titular. Na oportunidade, a gestora abordou a participação da Abema na COP-28, a ser realizada em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Secretária Julie Messias defendeu criação de grupo de trabalho para atuar na agenda de recursos hídricos. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Santa Catarina

A secretária abordou ainda a importância da criação de um grupo de trabalho (GT) na Abema, focado na agenda de recursos hídricos, a partir de uma solicitação feita pelos técnicos dos estados da Amazônia Legal, que formam o grupo denominado Agenda Azul. Na próxima reunião da Abema, será deliberada a formação do GT.

Reunião da Abema conta com secretários e presidentes de todos os estados. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Santa Catarina

“A integração de todos os biomas, representados pelos secretários de meio ambiente na Abema, é uma ferramenta de governança fundamental para a garantia do desenvolvimento ambiental sustentável. Alinhamos pautas, atuação conjunta entre os estados, trocamos experiências e fortalecemos a nossa gestão em nível estadual”, disse a gestora.

André Hassem, também participou do encontro, estabelecendo diálogo sobre o licenciamento, para buscar melhores práticas ao Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter