Operação integrada de Segurança em Senador Guiomard

Ação fiscalizou o funcionamento de bares e boates

dsc03088.jpg 
dsc03091.jpg 
 

dsc03118.jpg

Fiscais do Fundo de Reaparelhamento Policial (Funrepol) desenvolveram uma mega operação de fiscalização em bares, boates, restaurantes e lanchonetes localizadas nas zonas rural e urbana de Senador Guiomard (Foto: Nonato Souza)

Fiscais do Fundo de Reaparelhamento Policial (Funrepol) desenvolveram uma mega operação de fiscalização em bares, boates, restaurantes e lanchonetes localizadas nas zonas rural e urbana de Senador Guiomard, município localizado a 22 quilômetros da capital.

A operação integrada com as polícias Civil e Militar  visava encontrar drogas, armas, prender traficantes e foragidos. Na parte de competência do Funrepol, orientar, notificar ou lacrar o estabelecimento que estivesse funcionando em desacordo com a portaria Sesp/n°353 de 31 de julho de 2009.

A Lei em referência regulamenta a expedição e fiscalização da licença de segurança para estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, instituída pela Lei n° 1.479 de 15 de janeiro de 2003 e dá outras providências.

Operação está no Planejamento de Metas

Segundo o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, ações do Funrepol em operações de fiscalização integradas com os demais órgãos de segurança, fazem "parte do pacote" de 32 outras ações previstas no Plano Estratégico de Metas de Segurança Pública, determinadas pelo governador Tião Viana, visando à redução da criminalidade.

 "Através desse planejamento estratégico estamos obtendo excelentes índices redutores. No primeiro semestre desse ano, por exemplo, conseguimos reduzir em 38% os crimes de homicídios, as tentativas de homicídio e os roubos. A meta estabelecida para os doze meses é de 7%. Todos nós, do Sistema Integrado de Segurança Pública, formado por policiais Civil e Militar, Detran e Bombeiros, a quem cabe a responsabilidade pelo cumprimento destas metas, estamos confiantes na conquista dos nossos objetivos.

O delegado geral de Senador Guiomard, Ricardo Castelo Rodrigues Casas, colocou toda estrutura da polícia Civil para trabalhar na operação. "Apenas uma das duas boates que funcionam aqui no município causam atenção especial pelo grande número de pessoas que migram da capital", disse.

O comandante da companhia Militar de Senador Guiomar, João da Cruz da Silva Filho esclareceu que "essas operações são parte das demandas discutidas nas avaliações mensais do Planto de Metas e são importantes para a polícia se fazer presente nas ruas, garantindo a segurança da população".

Bebidas a menores na praça de alimentação

A operação vasculhou todo centro comercial de Senador Guiomar. Um fato chamou a atenção: bares que normalmente estão lotados de freqüentadores nos finais de semana estavam fechados. Ainda assim, muitas autuações especialmente entre locatários da praça de alimentação cuja licença os autoriza vender lanches e sorvetes, refrigerantes estavam comercializando bebidas alcoólicas, inclusive para menores.

 A Conselheira Tutelar, Juracir Arruda Souza, também integrando a missão, teve muito trabalho em acionar os responsáveis dos menores para buscá-los na delegacia geral de Senador Guiomard.

Juracir confidenciou que a maior demanda do Conselho Tutelar no Município é relacionada a pequenos furtos e drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter