Operação Virtude reforça compromisso com proteção e dignidade da pessoa idosa no Acre

Com o objetivo de intensificar as ações voltadas à proteção, valorização e promoção dos direitos da pessoa idosa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realiza a Operação Virtude 2025. A ação é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp) e acontece durante todo o mês de outubro no Acre, abrangendo os municípios do estado.

Operação Virtude realizou ação em Brasileia, nesta quarta-feira, 22. Foto: Ascom/Sejusp

No município de Brasileia, as atividades da operação tiveram grande alcance e impacto social. Equipes da Sejusp realizaram uma palestra no Centro do Idoso, abordando temas como direitos da pessoa idosa, prevenção contra crimes, medidas de segurança e prevenção de acidentes domésticos. O encontro reuniu cerca de 100 pessoas participantes, entre idosos e membros da comunidade, na manhã desta quarta-feira, 22.

Diretor operacional, Atahualpa Ribera, abordou temas fundamentais durante o encontro em Brasiléia. Foto: Ascom/Sejusp

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, afirma que é uma ação de segurança pública que visa informar a respeito de direitos e coletar dados sobre as violações. “Tivemos dois casos de dois idosos que foram vítimas de golpes que estamos encaminhando para a Polícia Civil fazer a apuração, de modo que a Sejusp cumpre com o seu papel dentro do contexto nacional de Segurança Pública”, informou.

Tipos de violência que devem ser denunciados. Foto: Ascom/Sejusp

Outra ação da Operação Virtude ocorreu na Casa de Acolhimento de Brasileia, onde os agentes realizaram uma visita com escuta ativa. A atividade também teve como objetivo ouvir as demandas e experiências dos idosos acolhidos, além de reforçar o compromisso das instituições públicas com o cuidado humanizado.

É fundamental conscientizar as pessoas sobre seus direitos. Foto: Ascom/Sejusp

A campanha também destaca a importância da participação da família e da comunidade no cuidado com os idosos, reforçando que a proteção é uma responsabilidade coletiva. Casos de violência, abandono ou maus-tratos podem ser denunciados por meio dos canais oficiais:

190 – Polícia Militar (emergências)

100 – Direitos Humanos

181 – Disque Denúncia (anônimo)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: